Voltar Universitários visitam exposição sobre a Revolução Federalista no Museu do TJSC

Quase 100 estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Estácio de Sá visitaram o Museu do Judiciário, no TJSC, nesta semana (19/10) e conheceram a exposição sobre a Revolução Federalista e o impacto que ela teve na sociedade catarinense e no Poder Judiciário.

Sandro Makowiecki, técnico do Museu, fez explanação sobre o contexto histórico aos estudantes dos cursos de Direito e de Letras (Libras). “É muito importante que o país tenha memória do que aconteceu e das consequências de suas escolhas para não repetir os mesmos erros”, disse.

A exposição integra as comemorações dos 131 anos do TJSC e reúne processos, armas, imagens de navios, maquetes de veleiros e outros documentos. Motivada pelo inconformismo do regime centralizador iniciado com a proclamação da República, a Revolução tem o mar e os rios como protagonistas – por isso o nome escolhido: "Águas Revoltas - A Justiça Catarinense e a Revolução Federalista”.

No mesmo espaço, os alunos puderam ver móveis e objetos de época, guardados na reserva técnica da instituição. Com a visita, eles tomaram conhecimento que entre as 185 pessoas fuziladas em Anhatomirim – acusadas de participar da Revolução –, estavam o juiz de direito Joaquim Lopes de Oliveira e o desembargador Francisco Antônio Vieira Caldas.

Para completar o tour, os alunos estiveram na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, onde ouviram uma explicação didática sobre o funcionamento da Justiça. As visitas das escolas ao Museu podem ser agendadas pelo telefone (48) 3287-2436 ou pelo e-mail ddi.museu@tjsc.jus.br.

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.