Voltar Vara da Infância de Itajaí comemora sucesso do projeto 'Cultive uma Biblioteca'

A Vara da Infância e da Juventude e Anexos da comarca de Itajaí, responsável pelo projeto "Cultive uma Biblioteca", encerrou com sucesso campanha junto à comunidade que, nos últimos três meses, arrecadou mais de 1,3 mil obras literárias. O objetivo inicial era coletar livros juvenis para adolescentes internados no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) e abrigados no Lar do Adolescente (instituição de acolhimento), ambos em Itajaí, com a formação de bibliotecas nesses locais.

Por conta do sucesso, contudo, algumas obras ganharam outros destinos. Os títulos infantis foram encaminhados para o Lar da Criança Feliz, de acolhimento institucional de crianças, e os livros de leitura mais densa para a Vara da Execução Penal, a fim de melhorar a biblioteca dos presos e presas. Outras obras ainda serão levadas aos Cras em Itajaí e ao Centro POP, que atende pessoas em situação de rua. Por fim, os livros acadêmicos e em outras línguas terão como lar a Biblioteca Pública de Itajaí.

De novembro de 2018 a janeiro deste ano foram doados ao "Cultive uma Biblioteca" 750 livros juvenis e adultos, 184 livros didáticos, 183 livros infantis, 129 revistas, 72 gibis e mangás e 61 obras acadêmicas. A primeira campanha de arrecadação de livros ocorreu em 2016; retornou em 2018 de forma permanente para incentivar a leitura dos adolescentes. No Casep, por exemplo, os títulos dos livros lidos por eles constam nos relatórios dos processos de execução de medida socioeducativa, encaminhados pela equipe técnica e, atualmente, os adolescentes têm a média de leitura, surpreendente, de seis a 12 livros por mês.

"Nós deixamos uma caixa de coleta ali no térreo do fórum e essa caixa estava sempre cheia. Ela foi retirada nesta semana, pois consideramos que a campanha já alcançou seu objetivo. Mas continuaremos a receber livros, e os cartazes a respeito do projeto continuam nos corredores do fórum e nos locais que nos auxiliaram", conta a servidora Aruani Kindermann Lapolli, lotada na Vara da Infância e da Juventude e Anexos.

Os livros vieram de diversos doadores, desde os filhos, amigos e vizinhos de servidores e estagiários, comunidade de Itajaí e Ministério Público, até empresas que foram parceiras e disponibilizaram caixas de coleta pela cidade. Há ainda uma doação vinda da Escola do Ministério Público da Capital. Todos os livros receberam um carimbo do projeto "Cultive uma Biblioteca".

"O que mais emociona é o somatório de pequenas histórias, de tantos pequenos e grandes esforços para estes livros chegarem até nós. Eu acho que uma semente foi plantada. Penso que a melhor maneira de continuar ajudando seria que movimentos como esse acontecessem em outras comarcas, para que o conhecimento chegue a todos esses meninos e meninas. Não apenas com a ideia de doar livros, mas doar tempo, descobrir o que os serviços estão precisando e, como sociedade civil, contribuirmos para que os direitos das nossas crianças e adolescentes sejam resguardados", finaliza Aruani.

Imagens: Divulgação/Comarca de Itajaí
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.