Voltar Vara de Execuções Penais de Joinville recebe visita da Pastoral Carcerária nacional

Falta olhar humano para as presas, diz entidade

O juiz João Marcos Buch, titular da 3ª Vara Criminal e Execuções Penais da comarca de Joinville, recebeu nesta tarde (10/6), em gabinete, a visita de integrantes da Pastoral Carcerária. Estiveram presentes a coordenadora nacional da Pastoral Carcerária na questão das mulheres, Rosilda Ribeiro; a coordenadora estadual da Pastoral Carcerária, Virgínia de Oliveira; e também a integrante da Pastoral Carcerária de Joinville Irecê Donadel.
 
"A situação da mulher encarcerada é mais delicada do que se imagina. São mulheres grávidas e com filhos pequenos para criar. Não é tão simples!", argumenta o magistrado. Segundo ele, existem quase 80 mulheres recolhidas no presídio, num ambiente em que a capacidade é de pouco mais de 50 vagas.
 
"Precisamos dar mais atenção à mulher presa. Falta um olhar mais humano e atenção para essas mulheres encarceradas. Notamos que existe muito 'machismo'", explica a coordenadora nacional. Ela reclama que os governos não possuem um departamento para tratar dos assuntos da mulher presa. Durante a visita, foram citados alguns exemplos de unidades prisionais em que as mulheres confeccionam artigos de artesanato.
Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.