Voltar Vara do Tribunal do Júri da comarca da Capital realizará sete sessões no mês de abril

Para julgar os crimes contra a vida cometidos em Florianópolis, a Vara do Tribunal do Júri da comarca da Capital está com a agenda cheia para o mês de abril. Serão sete sessões, de alguns crimes que marcaram a sociedade catarinense. O primeiro deles envolve um homem que ficou foragido durante 22 anos, após matar três vizinhos no norte da Ilha, em 2000. Um outro julgamento diz respeito ao assassinato de um advogado, em 2010, porque a vítima supostamente não teria prestado um bom serviço.

O Conselho de Sentença é quem julga os crimes dolosos contra a vida. Ele é formado por sete jurados sorteados e escolhidos pelo Ministério Público e pela defesa, a partir de uma lista anual e outros sorteios realizados para as sessões mensais. A lista dos jurados que farão parte dos sorteios das sessões do ano de 2023 já foi definida, mas quem quiser se inscrever para o ano de 2024 basta acessar o site do Tribunal de Justiça na aba "Jurado Voluntário" e verificar se preenche os requisitos exigidos.

As sessões no Tribunal do Júri da Comarca da Capital ocorrem às terças e quintas-feiras, com início às 9h, e os julgamentos são abertos ao público.

 Sabia mais sobre os crimes

Dia 4/4 - Na primeira sessão do mês, o processo trata de um triplo homicídio qualificado ocorrido há mais de 20 anos (março do ano 2000) na localidade de Vargem Pequena, no Norte da Ilha. Segundo a denúncia, o réu matou três vizinhos a tiros. Um casal e o seu filho foram assassinados. O crime foi motivado por suposta traição de sua esposa com o vizinho mais novo. Desde a data do triplo homicídio, o réu ficou foragido. Ele foi preso em outro Estado apenas em janeiro de 2022 e, agora, será levado a julgamento popular.

Dia 11/4 - Será levado à apreciação do Conselho de Sentença o caso de um homem que é acusado de tentar matar policiais militares que incursionavam no Morro do Mocotó para coibir o narcotráfico em abril de 2022. O réu também será julgado pelo crime de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo com numeração raspada.

Dia 13/4O Conselho de Sentença realizará o julgamento de uma tentativa de feminicídio ocorrida em março de 2020, no bairro Rio Vermelho. Supostamente motivado pela não aceitação do término da relação, o réu teria atacado a vítima enquanto ela dormia, com golpes de faca.

Dia 18/4 - Três réus serão levados ao julgamento popular. Eles são acusados de praticarem um roubo e, na sequência, atentarem contra a vida de outras duas pessoas na Via Expressa Sul. Nesse mesmo processo, um dos réus também será julgado por supostamente tentar matar os policiais que lhe perseguiram e prenderam, pois teria atirados contra os agentes públicos. Os crimes ocorreram em março de 2021.

Dia 20/4 - Será levado a julgamento um cidadão haitiano acusado de tentar matar com um golpe de faca um homem no bairro Estreito. O fato ocorreu em novembro de 2020. A motivação do crime seria uma discussão envolvendo uma marmita.

Dia 25/4 - Três réus serão submetidos a julgamento pelo Conselho de Sentença. Eles são acusados de matar um homem e de tentar matar outros dois com golpes de facas, pauladas e pedradas, em novembro de 2019, no bairro Ratones. O crime teria sido motivado por disputas envolvendo o tráfico de drogas.

Dia 27/4 Um homem será submetido a novo julgamento no Tribunal do Júri. Ele é acusado de ter matado a tiros um advogado em julho de 2010, no Centro de Florianópolis. A motivação do crime seria o descontentamento com o trabalho da vítima. 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.