Voltar Vídeo 'Memórias da Justiça em nossas falas' vai ao ar hoje no Portal da Memória do TJSC

Estreia nesta sexta-feira (13), no Portal da Memória, na página do TJSC, o vídeo “Memórias da Justiça em nossas falas”, produzido pelo Museu do Judiciário a partir de depoimentos de servidores e magistrados de 23 comarcas. Eles narraram vivências relacionadas ao trabalho ou fatos interessantes das comarcas onde atuam.

A intenção com o documentário é trazer à tona e preservar as memórias do Judiciário catarinense. Como a liberdade de fala foi total, há depoimentos de diversos tipos. Encontram-se no vídeo, por exemplo, desde o relato sobre como se chegou à instalação do primeiro fórum universitário do país, feito pela juíza Vânia Petermann, até histórias saborosas dos percalços enfrentados por oficiais de justiça no desempenho da função, como foi o caso do tiro escutado por Flávio Biesdorf, de Cunha Porã, em um lugar ermo onde só era possível chegar a pé.

Esse vídeo demonstra, também, que trabalhar quase sempre é mais do que desempenhar bem certas funções. Afinal, todos somos seres humanos e, por isso, aspectos afetivos frequentemente têm muita importância. A humanidade dos participantes transparece, por exemplo, na alegria da secretária do Fórum de Descanso, Lisete Wohlmuth, com as rosas, frutíferas e chás que caprichosamente cultiva no terreno do Fórum, ou na tristeza do técnico judiciário auxiliar aposentado Luzimar Torres, que chora ao contar que justamente na festa para comemorar sua aposentadoria, em março de 2018, recebeu a notícia da morte de um grande amigo e colega de trabalho.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.