Voltar Violência contra a mulher é tema de seminário estadual e de mostra científica no TJ

O 1º Seminário Estadual de Enfrentamento da Violência contra a Mulher será realizado na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nos dias 16, 17 e 18 de outubro. Os temas centrais deste ano são "A educação e a igualdade de gênero" e "O papel da imprensa no enfrentamento da violência contra as mulheres". 

Entre os palestrantes estão magistrados, servidores do Poder Judiciário, jornalistas e profissionais da rede de atendimento, além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Polícia Civil e Polícia Militar. Gratuito, o evento é organizado pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJSC), Academia Judicial, Associação das Assistentes Sociais e UFSC. As 460 vagas do seminário já foram preenchidas, mas as palestras serão transmitidas ao vivo pela intranet (para o público interno) e pelo YouTube (para o público externo), neste link

Paralelamente ao seminário será realizada a 1ª Mostra de Pesquisa sobre Violências contra as Mulheres - Mostra VCAM.  Idealizada pela Cevid e pelo Núcleo de Pesquisas em Direito e Feminismos (Lilith/UFSC), a mostra terá 83 artigos expostos e contará com a participação de 187 autores, selecionados por uma banca de especialistas.

Com participação de pesquisadores de várias partes do país, o objetivo é promover o intercâmbio entre produções acadêmicas multidisciplinares sobre a temática e os saberes prático-jurídicos. As apresentações dos trabalhos acontecem de modo simultâneo e em diversas salas no TJ, conforme cronograma de apresentações. Ao todo, entre organizadores, inscritos e avaliadores, a mostra conta com a participação de 520 pessoas.   

"Tanto o seminário quanto a mostra", explica a desembargadora Salete Sommariva, que está à frente da Cevid, "surgem da necessidade de aprimorar, cada vez mais, o enfrentamento das inúmeras formas de violência praticadas contra as mulheres". Os trabalhos apresentados serão reunidos em uma coleção de quatro volumes, publicada digitalmente.  

Os inscritos no seminário podem escolher qualquer sala para assistir às apresentações. Interessados em participar exclusivamente da mostra, como ouvintes, podem realizar a inscrição pelo site.  Quem se inscrever no seminário não precisa fazer a inscrição na mostra. Aqui, a página oficial da mostra.

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-TJ
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.