Voltar Visita ao Judiciário une teoria e prática para universitários e vereadores mirins em SC

Durante este mês, acadêmicos de Direito e vereadores mirins conheceram de perto as atividades da Justiça de Santa Catarina. As visitas foram realizadas no fórum das comarcas de São Bento do Sul e Joinville.  Além da estrutura do Judiciário, estudantes e vereadores acompanharam, em tempo real, os trabalhos desenvolvidos na prestação jurisdicional.

São Bento do Sul

Na última quarta-feira (23), vereadores mirins visitaram o fórum da comarca de São Bento do Sul. Os jovens foram recebidos pelo juiz Marcus Alexander Dexheimer, na qualidade de diretor do foro e juiz titular da 1ª Vara, e também pelo promotor Djonata Winter, titular da 2ª Promotoria de Justiça.

A recepção aconteceu no salão do júri, onde houve um bate-papo descontraído sobre a rotina do Judiciário. Logo após, os jovens conheceram as dependências e a estrutura do fórum e participaram de uma audiência criminal presidida pela juíza Giovana Maria Caron Bósio Machado, titular da 3ª Vara Criminal da comarca.


 

Os jovens vereadores mirins são estudantes eleitos dentro das escolas que participam ativamente dos momentos legislativos da cidade. Os alunos visitam instituições dos poderes e, através dos conhecimentos adquiridos, aprendem a ser verdadeiros cidadãos.

Joinville

Um grupo de acadêmicos de Direito do 9º semestre da Faculdade Anhanguera visitou as dependências do fórum de Joinville. Além de conhecerem de perto a rotina de trabalho da Justiça, os estudantes aprenderam sobre o funcionamento dos gabinetes e cartórios e conheceram a sala passiva e o Tribunal do Júri.

Os acadêmicos foram recepcionados pelo chefe da secretaria do foro da comarca, Fabrício Antunes Matiola, que destacou a importância de a Justiça estar próxima da sociedade. “Hoje estamos dando a oportunidade de esses alunos aliarem a experiência acadêmica à prática, promovendo a convivência da comunidade acadêmica com a rotina forense”, disse.

Para o assessor jurídico e professor Emerson Gustavo Andrade Tchorney, responsável pelo acolhimento dos acadêmicos no Tribunal do Júri e também pela explanação de todo o rito processual, a experiência tem um significado especial. “Recepcionar acadêmicos me faz lembrar de quando ainda era estudante. É gratificante participar dessa tarefa de aproximar a teoria e a prática, com a possibilidade de compartilhar um pouco da experiência vivenciada nesses anos enquanto assessor jurídico”, finaliza.

Imagens: Divulgação/Comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.