Voltar Visitas aproximam Judiciário e estudantes nas comarcas de Joinville e Jaraguá do Sul

Com o objetivo de conhecer de perto as atividades desempenhadas pelo Judiciário no dia a dia, estudantes de diferentes faixas etárias trocaram a rotina da sala de aula por algumas horas no fórum. Em Joinville, acadêmicos das fases finais do curso de Direito da Unisociesc Campus visitaram o prédio central da comarca da maior cidade do estado. E em Jaraguá do Sul, foi a vez dos pequenos ter a experiência da rotina forense.

Joinville

O grupo de estudantes percorreu os principais pontos do prédio, como o Tribunal do Júri, cartórios, a biblioteca – que tem o acervo à disposição para consultas - e também tiveram acesso a informações do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).

“Receber os estudantes é uma forma de aproximar o Poder Judiciário Estadual da sociedade, mostrando a eles um pouco do nosso trabalho nos bastidores. Aproveitamos a oportunidade para convidá-los a se inscreverem em nosso Programa de Estágios e também como jurados voluntários que são duas formas de contribuir para o aprimoramento da formação deles como futuros bacharéis em Direito”, ressalta a analista administrativa Karina Keller.

Para o assessor jurídico e professor Emerson Gustavo Andrade Tchorney, responsável pelo acolhimento dos acadêmicos no Tribunal do Júri e também pela explanação de todo o rito processual, este tipo de programação dentro do currículo disciplinar enriquece o aprendizado. “Há muito interesse entre os estudantes em conhecer o funcionamento do fórum. Então é de extrema importância saber que o judiciário está sempre de portas abertas”, frisa.

E este momento, para a professora Letícia Sandri, do Núcleo Jurídico, responsável pela atividade serviu principalmente como prática acadêmica. “Os alunos tiveram uma aproximação das questões teóricas trabalhadas dentro de sala de aula com o universo prático das audiências, dos espaços, da importância do Judiciário para todo o andamento da atividade acadêmica e no futuro profissional”, destaca.

Opinião compartilhada por quem já está prestes a concluir a graduação. “Como aluno não temos a vivência da estrutura da justiça, de como funcionam os poderes. Então é muito importante conhecer o dia a dia do servidor e saber como é feito o trabalho do judiciário. Ver toda a estrutura, que apesar de grande e aparentemente fria, tem por trás muita gente trabalhando que faz a diferença”, finaliza o acadêmico Joelmir Vessozi, do 9o. período.

Jaraguá do Sul

Com olhares atentos a todas as explicações, 21 alunos da 5ª série da escola Loni Emmendoerfer visitaram as instalações do fórum Dr. João Thomaz Marcondes de Mattos, em Jaraguá do Sul. A atividade extraclasse faz parte do currículo dos pequenos que agora estudam sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Os alunos foram recebidos no salão do júri pela juíza Graziela Shizuiho Alchini, que respondeu a muitas perguntas da curiosa plateia, sobre o funcionamento das leis e da justiça. Na sequência conheceram a assessoria da 1ª Vara Cível e foram recebidas pelo magistrado José Aranha Pacheco.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.