Corregedoria Nacional de Justiça inicia semana de inspeção no Judiciário catarinense - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Corregedoria Nacional de Justiça inicia semana de inspeção no Judiciário catarinense
07 Março 2022 | 11h15min
  • Inspeção

A manhã desta segunda-feira (7/3) foi pautada pelo início da inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça para verificação do funcionamento dos setores administrativos e judiciais do Tribunal de Justiça e das serventias extrajudiciais do Estado de Santa Catarina. As atividades terão continuidade até a próxima sexta-feira (11/3).

Na abertura dos trabalhos, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e coordenador da inspeção, Luís Paulo Aliende Ribeiro, observou que serão analisadas 84 unidades nos 1º e 2º graus de jurisdição, além de setores administrativos e das serventias extrajudiciais.

"O objetivo é conhecer o andamento dos trabalhos nas unidades do Tribunal, registrar as boas práticas que encontremos aqui e propor recomendações que contribuam para uma prestação jurisdicional de excelência, eficiente e célere", explicou. Conforme anunciou o desembargador coordenador, o encerramento dos trabalhos terá a participação da ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura, corregedora-nacional de Justiça, na próxima sexta-feira.

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, destacou que a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) garantiu organicidade e sistematicidade à Justiça brasileira. Ao recepcionar os magistrados e servidores envolvidos na inspeção, o presidente do TJSC também enalteceu a atuação dos magistrados e servidores catarinenses no período de pandemia da Covid-19. "Nosso Tribunal conseguiu, ao longo desta pandemia inimaginável e de quase dois anos de duração, uma superlativa produtividade, graças à dedicação, empenho e competência dos seus servidores e magistrados. Isto, com certeza, vossas excelências haverão de aferir no dia a dia desta trabalhosa semana ao se depararem com o trabalho das nossas varas, câmaras e também no âmbito do serviço extrajudicial", manifestou.

A corregedora-geral da Justiça, Denise Volpato, reforçou a disponibilidade da Corregedoria-Geral e de seus integrantes em contribuir com os trabalhos de inspeção. "A Corregedoria-Geral de Justiça do nosso Estado coloca-se totalmente à disposição de vossas excelências no sentido de contribuir e auxiliar da melhor forma ao encaminhamento desta inspeção, visto que é do nosso absoluto interesse que os senhores tenham uma ótima experiência nas nossas unidades, no nosso Estado, e que possamos contribuir naquilo que seja a transparência e a melhor forma de levarmos as informações sobre a produtividade e a efetividade na jurisdição, especialmente no 1º grau", afirmou.

A solenidade de abertura contou também com a participação do desembargador Walter Rocha Barone, do TJSP, do advogado Alexandre Evangelista, coordenador de relacionamento com a Justiça comum da OAB/SC, e dos juízes designados para a inspeção Alexandre Libonati de Abreu (TRF2), Evaldo de Oliveira Fernandes Filho (TRF1), Marcelo Costenaro Cavali (TRF3) e Marcelo Benacchio (TJSP).

Estiveram presentes, ainda, o desembargador Altamiro de Oliveira (1º vice-presidente do TJSC), Getúlio Corrêa (2º vice), Rubens Schulz (Corregedor-geral do Foro Extrajudicial) e André Luiz Dacol, além dos juízes auxiliares da Presidência, da 1ª vice-Presidência, dos juízes-corregedores, diretores, da equipe de assessoramento da Corregedoria Nacional de Justiça e demais servidores do TJSC.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-08:8080