Voltar Membros do PJSC são homenageados nos 50 anos do Núcleo de Prática Jurídica em Blumenau

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), que funciona nas dependências do Foro Universitário da comarca de Blumenau mediante convênio com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), celebrou nesta semana 50 anos de atuação com homenagens a magistrados e servidores do Judiciário catarinense.

Pela passagem da data, uma solenidade presencial ocorreu na segunda-feira (16/5) no auditório do Bloco J, campus 1, com transmissão ao vivo pela FURB TV. O evento contou a história do núcleo, que hoje, além das práticas tradicionalmente ofertadas pelos núcleos de práticas jurídicas como Direito Civil, Direito Penal e Direito do Trabalho, possibilita a formação profissional em Prática Recursal, Prática de Sentença, Prática Constitucional, Prática em Direito Administrativo, Prática em Direito Empresarial, Prática em Direito Tributário, Prática em Direito Previdenciário, Prática de Tutela Coletiva, Mediação e Conciliação.

O presidente do PJSC, João Henrique Blasi, representado pelo desembargador Jorge Luiz de Borba; os magistrados da comarca de Blumenau Jeferson Isidoro Mafra, titular do 1º Juizado Especial Cível, e Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível; o juiz substituto Julio Cesar de Borba Mello, em atividade na unidade judiciária da FURB; a chefe de secretaria do Foro Universitário, Cristina Augusta Zendron Range; a chefe de cartório Elyzandra dos Santos Farah; e a conciliadora Rachel Beduschi Nemetz foram homenageados durante a celebração das cinco décadas do núcleo.

Sobre o NPJ da FURB

Segundo pesquisa da coordenadora no NPJ da FURB, professora doutora Giselle Marie Krepsky, com base nos documentos do Centro de Memória Universitária da FURB, o então Serviço Judiciário foi implantado em 16 de maio de 1972 e aliou a formação dos bacharéis em Direito à função social de defesa da cidadania, trazendo aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica.

Em 1998, a prática aproximou em definitivo a universidade e o PJSC, consolidando o Fórum Universitário a partir das instalações, no campus 1 da FURB, de unidade jurisdicional do fórum de Blumenau, com competência para os feitos ajuizados pelo NPJ da universidade e Juizado Especial de Causas Cíveis e Criminais. Já nos anos 2000, suas instalações migraram para o prédio do Judiciário local, na praça Victor Konder, no centro de Blumenau. A permanência do Fórum Universitário no espaço por mais vinte anos foi aprovada pela Lei n. 18.026, de novembro de 2020, e é considerada um marco.

O registro do evento de celebração dos 50 anos do Núcleo de Prática Jurídica da Fundação Universidade Regional de Blumenau está disponível para visualização neste link.

Ouça o nosso podcast.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.