Voltar Comarca de Itapoá se prepara para maratona com sessão do júri prevista para três dias

A comarca de Itapoá, norte do Estado, realizará nesta terça-feira (9/8) uma sessão do Tribunal do Júri que poderá figurar na lista das mais longas já realizadas pelo Judiciário de Santa Catarina, com previsão de durar até três dias. Seis acusados estarão sentados no banco dos réus por um homicídio praticado com arma de fogo em 2019, no bairro Pérola do Atlântico.

A denúncia narra que o assassinato foi cometido de forma que dificultou a defesa da vítima e ainda por meio de que resultou perigo para a comunidade, uma vez que ocorreu ao lado da sede do Conselho Tutelar e de duas escolas. A previsão de que os trabalhos se estendam por três dias leva em consideração também a presença de 26 testemunhas arroladas.

A logística para dar conta desse verdadeiro desafio à máquina judicial cobra agilidade e planejamento de todos os colaboradores envolvidos. "Será a primeira vez que um júri ultrapassa um dia na comarca. Então obedecemos a todos os protocolos na organização", explica Michela Andrea Morbi, chefe da secretaria do foro da comarca.

Quando o magistrado marca a sessão, diz, a assessoria da vara encaminha para a direção do fórum o número de pessoas envolvidas, levando em consideração também os advogados. “Normalmente providenciamos lanche e almoço, porém desta vez reservamos ainda hospedagem para os jurados e o oficial de justiça”, revela Michela. Durante todo o período da sessão, os jurados ficam incomunicáveis para garantir o sigilo do voto (Processo n. 5000811-75.2019.8.24.0126).

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.