Voltar Homem de verdade não bate em mulher, afirma magistrado em evento para universitários

Ouça o nosso boletim

O juiz Paulo Eduardo Huergo Farah, titular da 4ª Vara Criminal da comarca de Joinville, participou nesta semana (22/8) da mesa-redonda “Agosto Lilás – Vamos falar de respeito?”, evento promovido pelo Comitê de Direitos Humanos e pela coordenação do curso de Direito da Universidade da Região de Joinville – Univille. Estiveram presentes 124 pessoas entre acadêmicos de Direito e de Psicologia.

“O combate à violência doméstica e familiar é um desafio sociocultural para o século 21. Estamos em uma fase de transição entre a prevalência do patriarcado e machismo estrutural e a do reconhecimento do verdadeiro valor da mulher e do seu respectivo espaço na comunidade. Somos agentes de transformação, facilitadores e impulsionadores dessa mudança paradigmática. Essa é uma responsabilidade comum, compartilhada entre todos. Portanto, homens e mulheres, juntos, precisam unir forças para agilizar e conduzir esse processo, que deve trilhar o melhor caminho no mais rápido trajeto, sem olvidar que homem de verdade não bate em mulher!”, declarou o  magistrado.


 

Outro integrante da mesa foi o psicanalista e psicólogo Carlos Sapelli, que abordou o tema sob o prisma de sua área de atuação.

De acordo com o coordenador pedagógico do curso de Direito da Univille, Cláudio Melquiades Medeiros, o evento representou um importante marco para a Campanha de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, uma vez que evidenciou a triste realidade acerca desse tipo de agressão. E a solenidade, com a participação do Judiciário e da academia, contribuiu ainda mais para a implementação da cultura da paz.

“A exposição feita pelo magistrado, de forma didática e abrangente, trouxe aos acadêmicos e demais assistentes a importância da Lei Maria da Penha e o número de ações judiciais que envolvem os casos de violência contra a mulher na comarca de Joinville. A estatística foi muito impactante, despertando em todos o sentimento de que há a necessidade de refletir e agir no combate e no enfrentamento desse tipo de violência”, frisou.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.