Voltar Cartazes nas dependências do PJSC explicam como as mulheres podem se proteger da violência doméstica

Informação é uma das ferramentas mais poderosas para prevenir a violência de gênero. Por isso, a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) está fixando cartazes explicativos nas dependências do Tribunal e das 112 comarcas sobre duas importantes iniciativas: o Programa Indira e a campanha Sinal Vermelho.  

Lançado em agosto, sob o comando da Cevid e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS), do TJSC, o Programa Indira é uma política institucional de prevenção e de medidas de segurança voltada ao enfrentamento da violência doméstica praticada contra magistradas, servidoras, estagiárias, residentes, trabalhadoras terceirizadas, comissionadas e demais colaboradoras do Judiciário catarinense.  

Já a campanha Sinal Vermelho consiste em estabelecer condições para que as mulheres possam denunciar agressões em qualquer estabelecimento, público ou privado, vinculado à iniciativa. O procedimento funciona assim: a vítima faz um xis com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou num pedaço de papel e mostra ao atendente, que aciona a polícia militar. Idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) em parceria com o CNJ, a ação tem integrado os poderes e a sociedade na luta para tirar o país do estigma de ser o quinto mais perigoso do mundo para a mulher viver.

Ao autorizar a distribuição e afixação dos cartazes na instituição, a juíza auxiliar da Presidência Iolanda Volkmann fez questão de ressaltar que a Cevid, “além de reforçar a rede de apoio, promove o fomento das políticas institucionais desta Corte no âmbito das ações de prevenção e acolhimento em relação às situações de violência doméstica e familiar”.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.