Voltar Enfrentamento à violência contra a mulher é pauta em encontro de grupos reflexivos

No Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6/12), data que também é registrada no calendário mundial em alusão ao movimento “Laço Branco”, o juiz Edison Alvanir Anjos de Oliveira Junior, titular da 2ª Vara da comarca de Pomerode e coordenador do GT Diversidades, do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), palestrou durante o 1º Encontro Regional de Grupos Reflexivos para Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em Blumenau.

Em seu momento de fala, o magistrado disse “ser inadmissível que as mulheres continuem sendo mortas e agredidas e que os homens não façam nada para mudar esse cenário”. Além de destacar o papel do homem no combate à violência contra a mulher, o juiz abordou a necessidade de mudanças na legislação e a importância da conversa sobre o assunto, principalmente em grupos reflexivos que têm demonstrado mudanças significativas no comportamento masculino, como a não reincidência de homens autores de violência doméstica na comarca de Pomerode.

O evento, promovido pela Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau, contou também com a participação da servidora Michelle de Souza Gomes Hugill, secretária da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), do PJSC.


 

Além de apresentar um histórico e estatísticas sobre os grupos reflexivos e enaltecer o projeto pioneiro da Semudes, que ano que vem completa duas décadas, ela também apresentou os dados do Mapeamento SC 2022 e da trilogia "Grupos Reflexivos e Responsabilidades para Homens Autores de Violências contra Mulheres no Brasil: mapeamento, análises e recomendações, reflexões e experiências”, publicada pela Academia Judicial do PJSC.

Também participaram do 1º Encontro Regional de Grupos Reflexivos para Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em Blumenau, os psicólogos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Gustavo Nery e Ana Carolina Maurício, que apresentaram suas experiências no projeto Ágora. A dupla faz a facilitação e supervisão do projeto-piloto da capital e destacou a necessidade da pulverização dessas iniciativas em Florianópolis e no Estado.

A programação, que faz parte dos 21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, contou com apresentação da parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e os municípios por meio dos grupos reflexivos, além da exposição dos municípios de Pomerode, Indaial, Rodeio, Ascurra e Blumenau sobre suas experiências na execução desses grupos. O objetivo do encontro foi possibilitar um espaço de discussão sobre os grupos reflexivos para homens autores de violência como instrumentos de enfrentamento à violência contra a mulher.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.