Comarcas de SC estão mobilizadas para atuar na 23ª Semana Justiça pela Paz em Casa - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Comarcas de SC estão mobilizadas para atuar na 23ª Semana Justiça pela Paz em Casa
02 Março 2023 | 11h45min
  • Violência Doméstica

O Judiciário catarinense está engajado na 23ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que começa na próxima segunda-feira (6/3). A ação ocorre três vezes por ano e é um esforço concentrado dos tribunais, sob o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para dar prioridade aos processos que envolvem violência doméstica contra as mulheres.

Segundo a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência (Cevid), o objetivo da Semana é acelerar a emissão de sentenças, despachos e decisões, além de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha.

Os números mostram a importância da Semana: apenas no ano passado, em Santa Catarina, foram proferidas 5.287 sentenças ou decisões, realizados 2.211 despachos e concedidas 1.265 medidas protetivas.

A Cevid convida todos os cartórios que tratam de violência doméstica e os tribunais do júri a participar da ação e promover atividades com a sociedade, por meio de palestras, entrevistas e debates. A Coordenadoria pede ainda que os colaboradores informem sobre a existência de programas e ações de enfrentamento da violência contra a mulher em suas cidades, para dar ampla divulgação através dos diversos meios de comunicação.

Aqui no Estado, a Semana Pela Paz em Casa está inserida na programação da campanha Março é Delas, que prevê uma série de eventos para discutir igualdade e violência de gênero.

Como denunciar a violência doméstica:

Se o fato estiver acontecendo no momento, a pessoa deve acionar a polícia militar por meio do 190. A vítima pode buscar ajuda na polícia civil por meio do disque-denúncia 181 ou pelo WhatsApp (48) 98844-0011. É possível registrar um boletim de ocorrência na delegacia virtual no site da polícia civil. Os serviços funcionam 24 horas por dia e garantem o anonimato do denunciante.

Como pedir medida protetiva de urgência:

Há alguns caminhos, entre eles a polícia civil e a CEAV (Central Especializada de Atendimento às Vítimas de Crimes, de Atos Infracionais e de Violência Doméstica e Familiar), do TJSC, por meio do Balcão Virtual:  https://www.tjsc.jus.br/ceav

Sinal Vermelho

Ainda existe a possibilidade de denunciar as agressões em drogarias e farmácias catarinenses que fazem parte da campanha Sinal Vermelho para Violência. Basta a pessoa mostrar um sinal vermelho na palma da mão para o atendente.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080