Agenda destaca os principais júris da próxima semana em Santa Catarina - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Saiba quais casos serão julgados pela sociedade
- Tribunal do Júri
O júri popular é um tribunal formado por cidadãos comuns, responsáveis por julgar crimes dolosos contra a vida, como homicídio. São os jurados que decidem, com base nas provas apresentadas durante a sessão, sobre a culpa ou inocência do acusado, enquanto o juiz preside o julgamento e aplica a sentença. O júri popular permite a participação direta da sociedade na justiça. Confira abaixo um resumo dos casos pautados para julgamento na próxima semana.
22 de janeiro – Na comarca de Joinville acontecerá o julgamento de um homem acusado de tentativa de homicídio, ocorrida em 5 de outubro de 2019 na área central da cidade. Consta nos autos que o réu esbarrou em dois homens na rua, o que ocasionou uma discussão entre os envolvidos. O denunciado teria pego uma lajota do chão e ameaçado a dupla, que saiu do local. O acusado teria ido até sua casa e retornado com uma faca, desferindo quatro golpes nas costas de um dos homens. A vítima entrou em luta corporal com o réu, que fugiu (Autos n. 5032552-72.2020.8.24.0038).
23 de janeiro – No fórum da comarca de Joinville, o júri vai tratar de uma tentativa de homicídio registrada em 7 de setembro de 2018, no bairro Vila Cubatão. A acusação argumenta que a vítima teria ido comprar drogas com o acusado e, quando se retirava do local, foi atingida por disparos de arma de fogo nas costas e no rosto. A vítima conseguiu fugir e foi socorrida (Autos n. 0018044-80.2018.8.24.0038).
24 de janeiro – Na primeira sessão do Tribunal do Júri neste ano na comarca de Campos Novos, no Meio-Oeste, um homem será julgado por supostamente matar o próprio colega com golpes de pedra na região da cabeça. O crime ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2023, no centro da cidade. De acordo com os autos, não existia notícia de animosidade entre os envolvidos antes da data dos fatos, mas há relatos de que, mesmo com a vítima caída, o acusado deu mais socos (Autos n. 50007967820248240014).
24 de janeiro - Em Chapecó, a primeira sessão de 2025 vai tratar de uma tentativa de feminicídio. De acordo com a denúncia, o acusado discutiu com a companheira por causa da grande quantidade de bebida alcoólica ingerida pelo agressor. A filha do casal chamou a vítima, que foi atingida por um golpe de faca quando entrava no quarto. O homem desferiu diversos golpes de faca e facão na cunhada e acabou ferindo também a companheira e a filha, na época com cinco anos de idade. O réu é acusado de tentativa de homicídio qualificada por motivo torpe, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio, além de lesão corporal por duas vezes. O processo tramita em segredo de justiça.