Tribunal de Justiça divulga agenda de júris populares para a próxima semana em SC  - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Tribunal de Justiça divulga agenda de júris populares para a próxima semana em SC 

Casos de homicídio e tentativa de homicídio serão julgados entre 31 de março e 4 de abril 

28 Março 2025 | 14h48min
  • Tribunal do Júri

O Tribunal de Justiça catarinense tem pautadas 20 sessões do Tribunal do Júri para o período de 31 de março a 4 de abril. Na agenda do júri, o TJSC apresenta um resumo dos principais casos de homicídio e tentativa de homicídio denunciados. Os júris populares ocorrem em todas as regiões do Estado com a participação da sociedade no Conselho de Sentença. Confira abaixo a síntese de alguns deles:

31 de março – Um idoso com 85 anos de idade será o réu do último júri de março, em Chapecó. Ele é acusado de tentativa de homicídio, registrada na noite de 13 de outubro de 2018. De acordo com a denúncia, acusado e vítima estavam em uma confraternização familiar quando o neto do réu pediu que a vítima levasse o avô até sua casa, em Xaxim. A vítima se prontificou mediante abastecimento do carro. No posto de combustíveis, o motorista pediu para abastecer e o acusado se dirigiu ao caixa para o pagamento. Como o cartão não funcionou, o idoso voltou para o veículo e pediu que a vítima seguisse viagem, mas a frentista logo chamou a atenção da dupla pelo não pagamento. A vítima enviava mensagem via celular para o neto do caroneiro quando foi atingida por golpes de faca no peito e no braço. A frentista evitou um golpe no pescoço do motorista colocando o braço na frente, sendo atingida sem gravidade. Colegas da mulher ajudaram a conter o idoso até a chegada da polícia. O acusado carregava a arma branca em uma mochila (Autos n. 0010893-26.2018.8.24.0018).

Dia 1º – Em Florianópolis, um homem será julgado pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe, emprego de meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além dos delitos de corrupção de menores e participação em organização criminosa. Segundo a acusação, no dia 7 de julho de 2022, no bairro Carvoeira, o denunciado teria matado a vítima com diversos disparos de arma de fogo, quando ela estava na frente da casa de familiares (segredo de justiça).

1º de abril – Na comarca de Içara, mãe e filho são denunciados por homicídio qualificado em Balneário Rincão. O Ministério Público denunciou os réus pelo homicídio de um homem, companheiro e padrasto dos acusados, ocorrido em 21 de novembro de 2013. Segundo a denúncia, a mulher teria determinado que o filho executasse o crime. A vítima foi levada até uma residência sob o pretexto de cometer um furto. No local, o réu efetuou cinco disparos de arma de fogo mediante emboscada (Autos n. 00029194420148240028).

2 de abril – Na comarca de Ascurra, no Vale do Itajaí, em 17 de junho de 2023, o acusado teria tentado matar com uma faca sua cunhada, que tentava impedir que ele agredisse sua companheira e filhos, segundo a denúncia do Ministério Público. De acordo com a acusação, os moradores da localidade conseguiram impedir a consumação do crime, mas logo depois o acusado ligou para a cunhada e a ameaçou. O homem responde pelo crime de tentativa de homicídio qualificada por motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio (segredo de justiça).

2 de abril – A comarca de São Domingos vai debater uma tentativa de homicídio ocorrida em 4 de junho de 2024, no bairro Vida Nova. Segundo a denúncia, o acusado e dois adolescentes se esconderam para esperar a vítima passar. O homem foi agredido com pranchaço de facão, com um pedaço de madeira e com um tiro na nádega (segredo de justiça).

3 de abril – Na capital catarinense, um homem é acusado de matar a filha ao bater a cabeça dela contra a parede. O crime ocorreu em 25 de setembro de 2020, na residência da família, situada na Fortaleza da Barra. O homem também será julgado porque teria lesionado a mesma criança, que contava dois meses de idade na época da ocorrência, dias antes da morte (segredo de justiça).

4 de abril – O Tribunal do Júri da comarca de Caçador julgará um homem por homicídio duplamente qualificado. Consta na denúncia que, na noite de 21 de março de 2024, ele teria assassinado a vítima a tiros em frente a universidade. O homem estava dentro de um veículo quando foi surpreendido com vários disparos. Ainda segundo a denúncia, o crime foi motivado por ciúmes, pois o réu acreditava que a vítima mantinha um relacionamento extraconjugal com sua companheira (Autos n. 50028043420248240012).

4 de abril – Sete meses após o crime, a comarca de Xanxerê realizará o julgamento de um homem acusado de tentativa de homicídio, lesão corporal e ameaças. Os crimes aconteceram em 24 de agosto de 2024, no bairro Vila União. A acusação conta que dois casais foram convidados para confraternizar na residência do casal anfitrião. O acusado iniciou provocações com um dos convidados e ameaçou contra a vida dele ao prometer voltar em breve de sua casa. O convidado deixou o local, mas o réu retornou e desferiu socos e golpes de facão na esposa do convidado para descobrir o paradeiro dele. O dono da casa interveio para ajudar a ofendida e, novamente, o acusado foi à sua casa e voltou com uma arma de fogo, disparando cinco vezes contra o homem, sem o atingir. Além disso, o réu danificou a moto da mulher com o facão (Autos n. 5005993-10.2024.8.24.0080). 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080