Servidoras do PJSC participam de intercâmbio nacional sobre governo aberto - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Elas integram o grupo de pesquisa Politeia, vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG/UDESC)
- Intercâmbio
As servidoras do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) Izabel Cristina Ricardo e Alessandra Gramkow Hammes, que também são mestrandas no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), participarão de atividades da Semana de Governo Aberto 2025 nos dias 22 e 23 de maio, nas cidades de Belo Horizonte e Contagem (MG). As servidoras integram o grupo de pesquisa Politeia, vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (ESAG/UDESC), e foram convidadas para a viagem de intercâmbio junto com as professoras Paula Chies Schommer e Karin Vieira da Silva e a doutoranda Loana de Moura Furlan.
A programação da comitiva da UDESC/ESAG inclui reuniões com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) e a Prefeitura de Contagem, além de oficinas com prefeituras mineiras e reuniões com órgãos públicos municipais que têm desenvolvido ações inovadoras de participação e integridade. O objetivo é conhecer detalhes das práticas de órgãos públicos em Minas Gerais e promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas sobre governo aberto, justiça aberta e suas interfaces com transparência, participação cidadã, integridade e controle social.
A OpenGov Week é uma iniciativa internacional promovida pela Open Government Partnership (OGP). Em todo o mundo, governos e organizações da sociedade civil se reúnem anualmente para promover ações voltadas à transparência, participação cidadã, inovação no setor público, integridade e acesso à informação. A Prefeitura de Contagem, que integra a OGP Local, organiza a programação em Minas Gerais com o apoio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Procuradoria-Geral do Município.
Para as servidoras e pesquisadoras, a oportunidade representa uma chance de articular a prática institucional com os conhecimentos adquiridos no mestrado, contribuindo para o aprimoramento dos serviços públicos no Judiciário catarinense. “Esse intercâmbio nos permitirá conhecer experiências inovadoras em governos locais, ampliar nossas referências práticas e fortalecer os vínculos entre a atuação como servidoras públicas e a produção de conhecimento acadêmico”, destaca Izabel Ricardo, que atua na comarca de São Joaquim. Já para Alessandra Hammes, que atua na Academia Judicial do PJSC, “a imersão em temas como justiça aberta, transparência e integridade trará contribuições diretas à pesquisa no mestrado e reforçará a conexão entre a prática institucional e a reflexão acadêmica”.