Regulamentada há 52 anos, profissão de psicólogo é essencial no Poder Judiciário - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina
Dia do Psicólogo é comemorado hoje
- Homenagem
O Dia do Psicólogo é comemorado nesta quarta-feira (27/8) e marca, neste ano, os 52 anos da regulamentação da atividade profissional. No Poder Judiciário de Santa Catarina, a primeira turma de psicólogos concursados ingressou há pouco mais de cinco anos e, desde então, desenvolve trabalho junto às principais comarcas do Estado e às Seções Psicossocial Organizacional e Ambulatorial, ambas no Tribunal de Justiça.
Nas comarcas, as atividades envolvem principalmente a realização de perícias psicológicas em processos ligados às varas de família e de infância e juventude, mas se expandem também para as varas criminais e de violência doméstica. Recente pesquisa do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Academia Judicial demonstrou a importância deste profissional para o deslinde de processos judiciais afetos às varas de família e infância e juventude, e indica que os documentos psicológicos foram relevantes e contribuíram de maneira efetiva para a decisão judicial.
Além do trabalho pericial, os psicólogos estão envolvidos nos serviços de mediação, processos de adoção " inclusive cursos obrigatórios para pretendentes à adoção , audiências de ações sobre crianças e adolescentes em acolhimento, e articulação com a rede de atenção psicossocial dos municípios, entre outras atividades.
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)