Voltar Desembargador Torres Marques abre oficialmente a Semana Nacional da Conciliação

O desembargador Torres Marques, presidente do Tribunal de Justiça, abriu oficialmente a Semana Nacional da Conciliação na manhã desta segunda-feira (21/11), na Praça XV de Novembro, em Florianópolis.

Com a participação da banda do Exército Brasileiro, a solenidade reuniu autoridades dos três Poderes mais representantes da sociedade civil e militar, todos parceiros na 11ª edição da Semana da Conciliação, evento que segue as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e acontece em todo o país neste mesmo período.

O desembargador Torres Marques, na ocasião, lembrou o pioneirismo da Justiça catarinense em promover ações voltadas para as práticas alternativas de resolução de conflitos e destacou o papel da conciliação na harmonização entre as pessoas por meio da prática do diálogo.

"Trata-se, aliás, de cumprir preceito da Constituição Federal no sentido de entregar uma prestação jurisdicional célere, em busca da pacificação social", acrescentou o magistrado, ao listar as vantagens de entabular um acordo ao revés de se envolver em uma ação judicial.

Ele fez questão ainda de agradecer as parcerias articuladas para esta edição, que traz o lema "Conciliação por uma vida melhor" e oferece um mix de serviços à população, em eventos programados para as principais praças da área central da Capital.

Em Florianópolis, estão agendadas cerca de 5 mil audiências de conciliação nas esferas judicial e extrajudicial. Elas vão acontecer na sede do Cejusc, no Foro Central e no próprio Tribunal de Justiça. Também fizeram uso da palavra ao longo da cerimônia o desembargador Jânio de Souza Machado, o deputado estadual Kennedy Nunes e o prefeito, César Souza.

A Semana se estenderá até sexta-feira (25/11) e, por sua abrangente e popular programação, não passará desapercebida pelo cidadão que circular no centro da cidade.

Imagens: Guilherme Wolff/Assessoria de Imprensa
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.