Voltar Exposição sobre Guerra do Contestado prosseguirá no Museu do Judiciário até setembro

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Torres Marques, prorrogou o período da exposição "A máquina, a terra, a luta: 100 anos do fim da Guerra do Contestado", atração do momento no Museu do Judiciário, que agora se estenderá até o próximo dia 1º de setembro. A intenção com a medida é permitir a visitação da mostra pelo maior número possível de pessoas, especialmente alunos das instituições de ensino públicas e privadas de Santa Catarina.

Até o último dia 17 de maio, mais de mil pessoas já haviam visitado o museu do TJ para conferir a exposição. Somente no próximo mês de junho já existem mais de 10 turmas do Instituto Estadual de Educação interessadas em visitar o museu. A exposição foi aberta em 5 de dezembro do ano passado, com previsão inicial de encerramento para 31 de março, e posteriormente estendida para 2 de junho.

Ela conta com recursos da literatura e apoio em fotografias, documentários/cinema, objetos tridimensionais e processos judiciais relacionados ao conflito. As fotografias utilizadas na exposição são na maioria pertencentes ao riquíssimo acervo do fotógrafo sueco Claro Jansson, e foram gentilmente cedidas pela historiadora Rosa Maria Tesser. Jansson retratou momentos marcantes da Guerra do Contestado.

Além disso, há uma sala de vídeo onde são apresentados documentários e curtas-metragens a respeito do conflito. A exposição tem o apoio de outros museus catarinenses como o Museu do Contestado, de Caçador, Museu do Jagunço, de Fraiburgo e Museu de Armas Major Lara Ribas, da Capital. A intenção da curadoria do evento, exercida pelo servidor e historiador Adelson André Brüggemann, é tocar os sentidos dos visitantes para reflexão a respeito de tão grande conflito armado em nosso Estado.

Evento: exposição "A máquina, a terra, a luta: 100 anos do fim da Guerra do Contestado"

Local: Museu do Judiciário, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, rua Álvaro Mullen da Silveira, 208, Centro

Horário: de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas, até 1º de setembro de 2017.

Imagens: Divulgação/Museu do Judiciário
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.