Voltar Dia Nacional da Adoção, nesta quinta, pede reflexão sobre exigências de adotantes

O Dia Nacional da Adoção, comemorado nesta quinta-feira (25/5), encontra mais de 3 mil inscritos no Cadastro Único Informatizado de Adoção e Abrigo de Santa Catarina (Cuida). São todos pretendentes e interessados em adotar crianças com características não encontradas entre as 150 acolhidas em abrigos no Estado, já desvinculadas do poder familiar e aptas para adoção. Isso porque possuem idades entre 10 e 15 anos, algumas com enfermidades, outras em grupos de irmãos. Já 80% dos inscritos no Cuida deixam claras suas preferências: crianças até três anos, sadias e preferencialmente do sexo feminino, sem irmãos.

Exigência da lei que busca reduzir a distância entre adotantes e adotados em seus respectivos perfis, cursos para pretendentes à adoção são cada vez mais comuns no Estado, onde tiveram início ainda em 2010. Eles têm por objetivo repassar informações, orientações e reflexões sobre o tema, assim como partilhar experiências e vivências socioafetivas com pessoas interessadas em adotar. Buscam também apresentar a realidade das crianças que efetivamente precisam ser adotadas - aquelas com idades entre oito e 15 anos, em grupos de irmãos, que vivem em serviços de acolhimento e já desvinculadas do poder familiar, sem ninguém que as queira.

Diversas comarcas do Estado vão realizar eventos que marcarão o mês da adoção, de forma a instigar o debate e a reflexão sobre o tema. A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), em continuidade ao processo de divulgação, destaca as seguintes ações no Estado:

Blumenau - no dia 25 de maio, serão realizadas entrevistas com a OAB, o Ministério Público e o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Blumenau - GEAAB, em emissoras de rádio e de televisão; no dia 30, em reunião mensal do GEAAB, ocorrerá uma mesa-redonda com o depoimento da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, mãe adotiva, e com a participação da OAB e do Ministério Público.

Balneário Piçarras - de 22 a 25 de maio, a 1ª Vara da comarca realizará o Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção. No dia 25 de maio, ocorrerá evento no Salão do Júri com a palestrante Juliana Inês da Silva Gonçalves, presidente do Grupo de Apoio à Adoção "Laços Encontrados" de Itajaí, em que será apresentada proposta de criação do Grupo de Apoio à Adoção da comarca de Balneário Piçarras.

Rio do Sul - no dia 25 de maio, o Grupo de Apoio à Adoção "Anjos do Amor" promoverá palestra ministrada pela Sra. Hália Pauliv de Souza sobre "Adoção: exercício da fertilidade afetiva". A realização será no auditório do Instituto Federal Catarinense, situado na rua Abraham Lincoln, 210, bairro Jardim América, com início às 19 horas.

Lages - realizará reportagem em revista de ampla circulação local - Revista Expressiva - com entrevista sobre adoção.

Quilombo - dará início ao Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção, que contará com a participação de 10 pretendentes, como forma de comemorar o Dia Nacional da Adoção.

São Lourenço do Oeste - no dia 25, por intermédio do setor de Serviço Social, promoverá um encontro com todos os casais que integram o Cadastro de Pretendentes à Adoção. No evento, palestrarão a assistente social Simone Bavaresco Zarzeka e a psicóloga Giliane Schmitz.

Itajaí - o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção está organizando uma atividade externa de divulgação com distribuição gratuita de fôlderes, flyers e livros sobre o tema.

Xanxerê - No dia 25 de maio, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Amigos da Criança - GEAAX promoverá palestra com a doutora Lídia Weber, psicóloga e autora de livros na área.

Balneário Camboriú - O Grupo de Estudos e Apoio à Adoção Anjos da Vida convida toda a comunidade para mesa-redonda no dia 25/5, às 19 horas, com o tema "O Processo de Adoção: Avanços e Desafios", na Univali - Balneário Camboriú, localizada na 5ª Avenida; e para o lançamento do livro "Quando Éramos Dois", de Ricardo José Zimmermann de Negreiros, com orientações sobre o processo de adoção, no Atlântico Shopping, às 17 horas.

Chapecó - O Grupo de Apoio à Adoção, no dia 29/5, às 19h15min, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFSS, promoverá o painel "Experiências de Amor", em que famílias compartilharão sua história e experiências. Inscrições no endereço www.grupoadocao.wixsite.com/chapeco

Turvo -  A comarca de Turvo, juntamente com o Ministério Público, o Abrigo Institucional do Consorcio Intermunicipal de Assistência Social e Saúde (CIASS) e o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção - Gerados no Amor, promovendo nesta quinta-feira, 25 de maio, Dia Nacional da Adoção,  a partir das 19 horas, palestra na Câmara de Vereadores do município de Turvo que abordará o tema: Adoção e Apadrinhamento.

Para informações sobre adoção em Santa Catarina, acessar o endereço eletrônico http://www.tjsc.jus.br/web/infancia-e-juventude/adocao

Imagens: Divulgação/DAG
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.