Voltar Ministro Schietti lança obra ampliada e atualizada sobre prisão cautelar no TJSC

O ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), palestrante no seminário "Os Desafios do Sistema de Justiça frente ao Crime Organizado", realizado na última segunda-feira (25/06), no auditório do Tribunal de Justiça, aproveitou a oportunidade para promover o lançamento da 4ª edição, revista, atualizada e ampliada, de sua obra "Prisão Cautelar: Dramas, princípios e alternativas", que leva o selo da Editora JusPODIVM.

Em seu livro, que tem prefácio do ministro Sepúlveda Pertence e posfácio do ministro Luís Roberto Barroso, o autor aborda diversos aspectos da prisão cautelar, aquela que ocorre antes mesmo da condenação mas tem por objetivo garantir a eficácia tanto da investigação quanto do respectivo processo. Para Schietti, está claro que todo crime merece punição, porém nem todos os casos exigem a prisão da pessoa até seu ulterior julgamento.

Isto porque, afirma o magistrado, todo o processo penal - e o encarceramento do cidadão - envolve uma carga forte de sofrimento e dramas que atingem não só autor e vítimas, mas também familiares e a sociedade em geral. "Cabe ao Estado, através do papel do juiz, conciliar estes interesses muitas vezes antagônicos", afirmou, antes de seguir na verdadeira maratona de autografar sua obra para tantos interessados. 

Imagens: Gamaliel Basílio/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros e Daniela Pacheco Costa
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.