Voltar Unidade judicial percorre o Estado para instruir processos que envolvem militares
A Vara de Direito Militar retomou este ano o projeto de interiorização. Para evitar o deslocamento de policiais e bombeiros militares de todo o Estado para a Capital, onde funciona a unidade, um grupo formado por um juiz de direito, um promotor de justiça, advogado de ofício e dois servidores se desloca até comarcas-polo do Estado e realizam os atos processuais. A iniciativa, além de não desguarnecer os municípios das forças de segurança, gera economia aos cofres públicos ao evitar o deslocamento dos servidores.
 
De acordo com o juiz Marcelo Pons Meirelles, titular da unidade, a ação contribui também para uma prestação jurisdicional mais célere. As etapas compreenderam as comarcas de Itajaí, Blumenau, Joinville, Chapecó e Criciúma e todas as comarcas e municípios de suas respectivas regiões. Em números gerais, foram 637 pessoas interrogadas e/ou inquiridas; 890 pessoas presentes entre réus e testemunhas; 869 atos processuais realizados. Além disso, deixaram de ser expedidas 222 cartas precatórias.
 
O magistrado enalteceu o excelente trabalho de todos ao longo dessas cinco etapas e destacou que o sucesso do projeto - iniciado ainda em 2006 pelo hoje desembargador Getúlio Correa - traz estímulo para sua continuidade e aperfeiçoamento nos próximos anos. 
Imagens: Fernanda de Maman/Assessoria de Imprensa do TJ/Região Sul
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.