Voltar Museu do Judiciário recebe 650 pessoas em maio e bate seu recorde de público em 2019

Estudantes de 13 cidades fizeram as visitas

Cerca de 650 estudantes de mais de 13 municípios do Estado visitaram o Museu do Judiciário catarinense durante o mês de maio. Todos puderam desfrutar da exposição "Águas revoltas: a Justiça catarinense e a Revolução Federalista", além de ouvir explicações de servidores e estagiários sobre as motivações do episódio, o contexto histórico e o desenrolar dos acontecimentos; além, é claro, da participação do Judiciário nos fatos da época e suas consequências para nossa sociedade até hoje.

O significativo incremento no número de visitantes verificado no mês de maio, creditam os técnicos em atuação no Museu do TJ, é consequência de um trabalho sistemático de divulgação da mostra. Como parte desse trabalho, convites foram enviados para instituições de ensino, secretarias municipais de educação, agentes culturais e educadores, além de contatos telefônicos e até mesmo visitas em algumas instituições.

Servidores que atendem aos visitantes explicam que cada grupo ou pessoa se comporta de forma própria, a depender das experiências ou informações acumuladas ao longo da vida, mas todos têm demonstrado grande curiosidade e revelado importante capacidade de reflexão. Em diversos casos surgem debates profícuos.

A esperança dos organizadores da mostra é justamente esta: que ninguém saia da exposição exatamente igual a antes de viver a experiência. O simples fato de conhecer o Tribunal Pleno e ter contato com documentos originais do século 19 é uma novidade impactante para a maioria dos visitantes.

Os visitantes de maio foram grupos de colegiais vindos de Timbó, vereadores-mirins de Gaspar e de Blumenau, graduandos em direito dos municípios de Palhoça, Brusque, Blumenau, Criciúma, Joinville, São Miguel do Oeste, Videira, Itajaí e Caçador, bem como alunos do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da Capital. Também foram registradas visitas espontâneas de pessoas de diversas localidades.

Imagens: Divulgação/Museu do Judiciário
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.