Voltar Parceria entre Judiciário e banco viabiliza negociação de quase três mil dívidas

Graças a uma parceria inédita entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e uma instituição financeira privada, quase três mil consumidores terão a oportunidade de negociar seus débitos. O mutirão de conciliação, iniciado segunda-feira em Joinville, prossegue até amanhã (10/5), no período das 9h às 16h. No local, estarão todas as partes interessadas e empenhadas na realização de composição que atenda ao melhor interesse dos consumidores.

 

A parceria mantida com o TJSC permitiu que os consumidores (clientes) do banco recebessem uma carta-convite do Judiciário, que atua como o grande intermediador e facilitador dos acordos para a harmonia social numa área sensível como as dívidas bancárias.

 

Nesta semana, o juiz de direito Yhon Tostes, titular da 1ª Vara de Direito Bancário, presidiu pessoalmente 180 processos judiciais em audiências conciliatórias realizadas no fórum local, de manhã e à tarde. "Este termo de parceria, com a realização até da intimação dos consumidores através de carta-convite oriunda do Judiciário, é inédito e gera a melhoria da aproximação entre todos os que possuem interesse em uma boa negociação, com vistas em resolver divergências na área dos consumidores de crédito bancário. No século 21, devemos estar abertos às diversas configurações de composição, como as plataformas virtuais - ODR ("consumidor.gov"); diferentes ambientes de conciliação judicial (Cejusc); e novas formas de estímulo aos acordos extrajudiciais, pois a conciliação é sempre o melhor caminho por prestigiar o justo interesse das partes e evitar o inchaço desnecessário do sistema judicial", explica o magistrado.

 

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.