Voltar Comarca de Chapecó avança na digitalização de processos para eliminar acervo físico

A tradicional romaria de carrinhos de supermercados abarrotados de processos a circular pelos corredores do fórum da comarca de Chapecó está com os dias contados. A expectativa é eliminar os processos físicos do acervo até o fim do ano. Das 15 varas e juizados instalados na unidade, três estão 100% digitalizados. A 3ª Vara Criminal, a Vara da Infância e Juventude e a 2ª Vara da Família, Idoso, Órfãos e Sucessões foram as primeiras a extinguir as pilhas de processos físicos. No total, são 7.623 casos acessados pelas partes envolvidas, a qualquer momento, via internet.

No último mês foram encaminhados mais 926 processos físicos ao Tribunal de Justiça, em Florianópolis, onde há espaço destinado aos documentos. Três beneficiários de penas alternativas, conduzidos pela Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), foram responsáveis pelo carregamento. Até o final deste mês, outros 500 processos serão levados à capital.

O juiz André Happke, diretor do foro e titular do 1º Juizado Especial Cível, explica que a comarca pretende estar com todos os processos na plataforma digital ainda neste ano. "No momento, cada unidade judicial faz a digitalização como pode, mas temos dois projetos em discussão para acelerar o serviço", garante o magistrado, ao lembrar que a digitalização representa mais agilidade na resolução dos problemas da comunidade já que o advogado não depende do acesso ao processo físico e os servidores do fórum não dependem de o advogado devolver o documento.

 

 

 

 Quase mil processos foram destinados ao arquivo do TJ, em Florianópolis. Mais 500 serão levados até o final do mês.

Imagens: Elizandra Gomes/Assessoria de Imprensa TJSC - Comarca de Chapecó
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.