Voltar Economia: corpo técnico do TJ amplia uso de videoconferência nas reuniões de trabalho

No lugar de uma tradicional reunião de trabalho, com a presença de todos em volta de uma mesa, um notebook ou um monitor de computador e uma webcam com microfone embutido nas mesas de cada integrante do encontro, cada um em seu gabinete, seja no mesmo prédio, cidade, estado, país ou qualquer lugar do mundo. Na tela, os integrantes se dividem em quadros, lado a lado, podendo falar, ouvir e ver ao vivo. O tempo da reunião é somente o tempo da conversa, sem deslocamentos e custos com diárias e hospedagens ou agendas complicadas. Essas são algumas vantagens do uso da videoconferência, ferramenta que passou a ser cada vez mais utilizada pelo Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), tanto nas demandas judiciais como nas administrativas.
 
O uso da videoconferência no PJSC possibilita otimizar a utilização de tempo, mais eficiência e maior economia nos custos operacionais. As reuniões e encontros com o uso da ferramenta, mediante constantes melhorias dos equipamentos e plataformas digitais, já são um hábito entre diretores e servidores do Judiciário catarinense. Sua eficiência e baixo custo vêm ganhando o interesse de outros tribunais do país.
 
A última visita técnica que o PJSC recebeu, ocorrida no dia 14/8, foi de dirigentes dos Tribunais dos Estados de Rondônia, Roraima e Ceará. No próprio encontro sobre os procedimentos adotados e desenvolvidos no Estado acerca da gestão financeira foi usada uma videoconferência. Com os monitores divididos em quatro telas de áudio e vídeo, Eduardo Cardoso Silva, diretor da DOF - Diretoria de Orçamento e Finanças do PJSC, recebeu os dirigentes dos três estados sem que nenhum dos quatro precisasse sair de seu local de trabalho. O uso da videoconferência resultou numa economia em deslocamento e diárias, neste evento, de aproximadamente 50 mil reais. A reunião durou quase uma hora e meia. ¿Minutos após, todos já estavam em suas estações de trabalho para não prejudicar o andamento dos serviços¿, relata o diretor.
 
No setor administrativo do PJSC, tratado pela DGA ¿ Diretoria-Geral Administrativa, os inúmeros assuntos que envolvem sete diretorias (Diretoria de Engenharia e Arquitetura ¿ DEA; Diretoria de Gestão de Pessoas ¿ DGP; Diretoria de Infraestrutura ¿ DIE; Diretoria de Material e Patrimônio ¿ DMP; Diretoria de Orçamento e Finanças ¿ DOF; Diretoria de Saúde ¿ DS; Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI) antigamente exigiam reuniões semanais e presenciais dos dirigentes. Com o uso da videoconferência, elas passaram a ser quinzenais, sem a necessidade dos deslocamentos. ¿Na reunião de hoje (22), conta Rodrigo Granzotto Peron, diretor da DGA, estamos divididos aqui no monitor, cada um em seu gabinete. Três de nós estamos no mesmo prédio, quatro em outra sede, na cidade, e um falando de casa, por motivo de saúde¿, conta o diretor.
 
Em se tratando de audiências e julgamentos, o PJSC tem ainda mais ganhos. Para ter uma ideia precisa das vantagens da utilização da videoconferência, basta ver os dados de uma das maiores audiências já realizadas com o uso dessa tecnologia, com 36 réus presos no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, no último dia 2/8. Hoje isso já é possível em pelo menos 15 estabelecimentos penais em Santa Catarina. Não fosse utilizada a videoconferência no complexo, todos os réus precisariam ser levados em escolta até o Fórum do município, numa operação que exigiria apoio aéreo, uso de viaturas e participação de dezenas de servidores da segurança pública, com alto custo de execução e risco à segurança dos envolvidos. Em algumas operações que envolvem recursos militares, por exemplo, há casos de redução de mobilização de até mais de 90%. Os deslocamentos e todos os fatores que decorrem deles são substituídos apenas por salas digitalmente equipadas.
 
O diretor da DOF explica os demais usos da ferramenta já bem comum no TJ catarinense. ¿Um dos principais interesses dos colegas de outros estados é no sistema de depósitos judiciais, precatórios e cobrança de custas finais¿. Recentemente, ¿recebemos contato de alguns tribunais para ver a possibilidade de conversarmos acerca dos procedimentos adotados nesta diretoria a fim de estabelecer um intercâmbio de informações¿, revela Eduardo.
 
Para a efetivação da reunião por videoconferência, basta que ela seja agendada na plataforma eletrônica do PJSC. Automaticamente, um e-mail é disparado para todos os seus integrantes com o link que vai permitir a participação em áudio e vídeo do convidado. Se as reuniões forem regulares, é possível agendar a reunião numa sala virtual fixa, sempre com o mesmo link. O diretor da DGA assegura um ¿aumento da sinergia e espírito de equipe prática e econômica¿.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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