Voltar Desembargadores do TJSC já podem planejar atuação baseados em Business Intelligence

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a partir desta quarta-feira (2/10), já podem monitorar a produtividade de seus gabinetes com base em dados de processos segmentados por entradas, saídas, julgamentos, baixas e acervo. São informações exibidas em painéis dinâmicos com os mais diversos indicadores, desenvolvidos por meio de ferramentas de Business Intelligence (BI).

A atualização dos dados é permanente, alimentada por números do dia anterior à data de consulta. Os recursos foram apresentados nesta tarde pelo presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, aos magistrados, secretários jurídicos, oficiais de gabinete e assessores, em encontro realizado na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. No próximo dia 11, os painéis também serão apresentados aos magistrados de 1º grau, em mais uma edição do programa Tempo de Diálogo.

Ao cumprimentar os grupos de trabalho dedicados à elaboração da ferramenta, Collaço destacou que o dispositivo encontra-se em constante aperfeiçoamento, daí a importância de colher impressões e sugestões para aprimorar a experiência. Com a observação dos painéis, os magistrados terão uma análise detalhada do acervo pessoal, com a possibilidade de selecionar os processos por assunto e ano, por exemplo. Também é possível estabelecer comparativos de produtividade com os demais magistrados e câmaras do TJSC. Os dados expostos, explicou Collaço, abrem oportunidades para a formulação de ações de melhoria de desempenho.

"A ferramenta permite ter um controle preciso do desempenho do gabinete. É um instrumento refinado para que cada um possa observar os dados e traçar estratégias", anunciou o presidente. Na oportunidade, antecipou também que o Judiciário já trabalha no desenvolvimento de uma ferramenta para viabilizar a análise de desempenho das assessorias dos gabinetes, uma ferramenta solicitada pelo desembargador Henry Goy Petry Junior, corregedor-geral da Justiça.

Durante a reunião desta quarta, foi oportunizada a realização de consultas práticas com a ferramenta de BI para a observação de dados gerais do Judiciário. Com o apoio do assessor de planejamento Sérgio Weber, o presidente demonstrou que o crescimento na produção do 1º grau tem reflexo direto nas entradas do 2º grau. Da mesma forma, foi possível observar que o saldo entre os julgamentos e os novos processos que aportam ao TJSC é positivo. Ou seja, o Tribunal julgou mais ações do que recebeu.

Como exemplo de decisão sustentada pela ferramenta de BI, Collaço exibiu a reconfiguração do mapa de servidores nas comarcas de todo o Estado em três momentos distintos. Com base em um número ideal de sete servidores por vara, foi possível calcular e redistribuir vagas de modo a reduzir as comarcas com déficit entre os últimos meses de julho e setembro, com mudanças também projetadas para dezembro.

Nos próximos dias, os desembargadores do TJSC terão a oportunidade de se familiarizar com a nova ferramenta. Nos dias 14 e 18 de outubro, os conhecimentos serão aprofundados em workshops promovidos pelo Judiciário. Secretários jurídicos e oficiais de gabinete também vão receber capacitação nos dias 21 e 25 de outubro. "A partir dos workshops, vamos fazer uma capacitação mais detalhada. Todos já têm uma oportunidade de navegar para depois vir ao workshop com certo conhecimento e dúvidas pontuais", reforça o assessor Sérgio Weber.

 

WORKSHOPS FERRAMENTA DE BUSINESS INTELLIGENCE

Local: Sala de sessões n. 3

 

Desembargadores: 14 de outubro (segunda), entre 14h e 18h ou 18 de outubro (sexta), entre 14h e 18h

 

Secretários jurídicos e oficiais de gabinete: 21 e 25 de outubro

 

9h: Civil (1ª a 3ª Câmara)

10h30: Civil (4ª a 7ª Câmara)

13h30: Comercial (1ª a 5ª Câmara)

15h: Público (1ª a 5ª Câmara)

16h30: Criminal (1ª a 5ª Câmara).

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.