Voltar Migração de processos judiciais para a troca de sistemas eletrônicos começa hoje no PJSC

O Poder Judiciário de Santa Catarina (TJSC) começa hoje a migração de processos judiciais do sistema eletrônico antigo para o eproc. A disponibilização de ferramentas para a transferência desses processos deve ocorrer em fases, como acontece no projeto de implantação do novo sistema. A primeira unidade a utilizar a ferramenta de migração é a Vara Fazendária da comarca de Palhoça. Até o dia 31 de outubro, a ferramenta de migração individual será disponibilizada para todas as unidades do Poder Judiciário catarinense.   

Com o dispositivo para a migração individual dos processos, cada unidade judicial vai estabelecer os parâmetros de trabalho. A prioridade é para as ações judiciais encaminhadas ao 2º grau de jurisdição. Na segunda fase, a partir de novembro, acontecerá a migração em lote dos processos, em que a ferramenta disponibilizada também poderá ser utilizada de acordo com estratégia estabelecida pela própria unidade.

Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), boa parte das ações já está em condições de ser migrada, volume que crescerá à medida que haja saneamento cadastral, já em execução nas unidades. O juiz auxiliar da Presidência Laudenir Petroncini, coordenador de implantação do eproc, explica que para fins estatísticos, após a migração, o processo no SAJ terá o status de cancelado. "Apesar da dificuldade inicial, as vantagens com a alteração dos sistemas eletrônicos são muitas", disse o magistrado.

Quinze meses após o início da implantação do eproc, a migração de processos entre sistemas é considerada uma das etapas mais delicadas pela equipe do projeto. O período exige empenho e atenção especial de todos os envolvidos, mas as vantagens que a nova ferramenta traz justificam o empenho. A migração dos sistemas eletrônicos tem como propósito reduzir custos e aumentar a eficiência do Poder Judiciário catarinense, além de atender a antigo anseio de magistrados, advogados e servidores.

Em Taió, o magistrado Jean Everton da Costa concluiu nesta quarta-feira o processo de saneamento dos processos sem os CPFs das partes e sem assunto. "O trabalho que registramos agora será recompensado, pois o eproc oferece mais velocidade, facilidade de acesso e celeridade ao processo", destacou o juiz. No eproc, servidores e magistrados realizam atividades com menos cliques, o que proporciona o aumento da produtividade. O sistema também não tem dificuldade nas atualizações, o acesso remoto é mais fácil, as assinaturas digitais e as citações são mais rápidas e a ferramenta está disponível 24 horas por dia.

Imagens: Divulgação/Comarca de Palhoça
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.