Voltar Juizado Especial Cível da comarca de Dionísio Cerqueira resolve litígio pelo WhatsApp

O Juizado Especial Cível da comarca de Dionísio Cerqueira realizou na última sexta feira (29/5) a primeira audiência de conciliação virtual com utilização do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. A tecnologia a serviço do Poder Judiciário e das partes permitiu que cinco pessoas, em cidades e estados distintos, participassem da audiência sem qualquer risco de contágio pela Covid-19 ou necessidade de deslocamento.

Diferente de outras comarcas, a videochamada foi trocada pela digitação. No dia e hora marcados para o ato, foi criado grupo de conversas nominado com o número do processo e adicionadas as partes e seus procuradores. Após abertura realizada pelo conciliador, abriu-se às partes a possibilidade de diálogo e construção conjunta de um acordo capaz de atender aos interesses de ambas e resolver consensualmente o litígio.

A realização de audiências de conciliação em meio virtual foi uma alternativa que a comarca de Dionísio Cerqueira encontrou em meio à pandemia para conseguir manter o célere andamento dos processos e oportunizar às partes a rápida resolução dos litígios, por meio da construção conjunta de uma solução para o caso. Tudo isso sem riscos à saúde ou exposição de servidores, partes e procuradores.

No momento da audiência, o conciliador Junior Finger estava na cidade de São José do Cedro/SC, pois atualmente está em home office. A parte autora, com 78 anos de idade, reside em Marmeleiro/PR e foi representada por procuradora com sede profissional em Francisco Beltrão/PR. O requerido reside em Dionísio Cerqueira/SC e seu procurador possui domicílio profissional em Barracão/PR.

A intenção da comarca de Dionísio Cerqueira é continuar utilizando a tecnologia como aliada para uma efetiva e célere prestação jurisdicional, por meio da realização de audiências de instrução e conciliação virtuais. "Nos colocamos à disposição das partes e procuradores que têm interesse na realização das referidas audiências por meio virtual a fim de que, distantes fisicamente e ao mesmo tempo juntos, possamos enfrentar a pandemia sem exposição de servidores, partes e procuradores ao vírus, e com os processos tramitando regularmente", avalia Finger. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.