Unidades das comarcas de Caçador, BC e Indaial conquistam a certificação 100% digital - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Unidades das comarcas de Caçador, BC e Indaial conquistam a certificação 100% digital
13 Novembro 2020 | 13h07min
  • Processo Digital

Nas varas da Família, Infância e Juventude das comarcas de Caçador e Balneário Camboriú e na Criminal de Indaial não há mais papeis nas prateleiras. Agora, todos os processos são virtuais. Recentemente, essas três unidades receberam a certificação de 100% digital e se unem a tantas outras distribuídas nas 111 comarcas catarinenses que zeraram o estoque físico.

A equipe da Vara da Família de Caçador conseguiu chegar ao resultado com organização e comprometimento de todos os colaboradores na unidade judicial, inclusive com a participação de uma oficial de justiça. A juíza Lívia Francio Rocha Cobalchini destaca que desde o ano passado já havia um planejamento para digitalizar os processos físicos e com a implantação do sistema Eproc aprimorou-se a programação. Atualmente, a unidade tem 4450 processos e quase todos estão no novo sistema.

"O trabalho com o processo na forma digital auxilia a todos os envolvidos - partes, advogados, magistrados, promotores de justiça, peritos e outros interessados, porquanto facilita o acesso a todos os interessados, e imprime maior agilidade no trâmite, contribuindo para que a prestação jurisdicional seja mais rápida", ressalta a magistrada, lembrando que após meses de dedicação da equipe em manter os atendimentos, o cumprimento das decisões dos processos em andamento, e a digitalização dos processos físicos, chegou-se ao esperado resultado. A juíza coordenou as atividades desenvolvidas por três assessores, uma chefe de cartório, três técnicos judiciários auxiliares, duas assistentes sociais e três estagiários.

No Litoral Norte, a Vara da Família, Infância e Juventude da comarca de Balneário Camboriú também recebeu certificação 100% digital neste mês e agora a unidade conta com acervo de processos totalmente digital, um feito celebrado por todos da unidade. "O certificado de unidade 100% digital deve-se ao esforço dos valorosos servidores, que, apesar dos desafios enfrentados e da grande demanda de trabalho, empenharam-se para tornar todos os processos acessíveis digitalmente", salienta a juíza Camila Coelho, titular da Vara.

Outra unidade que conquistou recentemente a certificação 100% digital foi a Vara Criminal da comarca de Indaial, no Vale do Itajaí. A juíza Leila Mara da Silva ressalta que o feito só foi possível pelo empenho de toda a equipe. "O trabalho conjunto dos servidores e estagiários do cartório e gabinete da Vara Criminal que se empenharam na digitalização do que restava do acervo físico da unidade. Durante o período da suspensão do expediente em razão da pandemia, mesmo se deparando com todas as dificuldades e restrições sanitárias, é digno de aplausos e reconhecimento não só desta magistrada, como também dos advogados e partes, que certamente se beneficiarão com a agilidade dos autos digitais", reconhece a magistrada.

Programa de Digitalização

O Programa de Digitalização no Judiciário de SC tem a intenção de alcançar todas as varas existentes no Estado. O esforço do Tribunal de Justiça iniciou em 2012, quando implantou a digitalização de processos físicos. Inicialmente tímido, o trabalho ganhou fôlego em novembro de 2014, quando foi concluída a instalação de uma nova versão do SAJ em todas as unidades de 1º grau (varas e juizados). Desde então, 100% dos processos novos entram no formato digital em Santa Catarina.

Ouça o nosso podcast

Imagens: Divulgação/Comarca de Caçador
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080