Conhecer para se Proteger

A CEIJ possui extrema preocupação com o aprimoramento do combate à violência sexual infantojuvenil, considerando que crianças e adolescentes, muitas vezes, não possuem voz e discernimento para denunciar as violências e os abusos sofridos.

Esse quadro ganha sensível incremento quando a prática dos atos abusivos ocorre no mundo virtual, rede que contribui para a intensa propagação da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesse contexto, esta Coordenadoria instituiu, juntamente com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina, a Polícia Civil de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, o Projeto Conhecer para se Proteger, que objetiva a implementação de ações de educação e prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes, perpetrados por meio da internet.

O projeto tem como público-alvo adolescentes do 8º do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, das escolas da rede municipal e estadual de ensino. Estende-se, também, aos pais/responsáveis, educadores, servidores, e à rede de atenção, dotando-os de conhecimentos indispensáveis à segurança digital.

Mais informações

Coordenadoria da Infância e da Juventude