Gestão de riscos

O que é?

Risco é a possibilidade de que um evento possa ocorrer e afetar negativamente os objetivos de uma organização. Partindo dessa preocupação, com o objetivo de alertar os gestores envolvidos nas diversas etapas de uma contratação pública dos riscos a que estão submetidos e oferecer os melhores caminhos para mitigá-los, o PJSC implementou um amplo programa de gestão de riscos.

Inicialmente foi elaborado um mapa de riscos (Processo Administrativo n. 0015011-35.2020.8.24.0710) com todos os possíveis riscos envolvidos nas três fases de uma contratação pública: planejamento da contratação, seleção do fornecedor e gestão do contrato.

O resultado esperado com a implementação do Programa de Gestão de Riscos em Contratações Públicas no PJSC, além de reduzir a probabilidade de um evento adverso ocorrer nas diversas etapas de uma contratação, é evitar o desperdício dos recursos públicos e maximizar o desempenho organizacional, gerando melhores resultados para a sociedade.

O gerente de riscos integra as equipes de planejamento da contratação quando estiver envolvido o atendimento de uma necessidade pública inédita ou em caso de contratação complexa, situações que demandam um olhar atento aos riscos a que o macroprocesso da contratação está submetido.

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Telefone: (48) 3287-2000