Comunique-se

O caminho para o fortalecimento da Ouvidoria como canal de comunicação entre o cidadão e o Poder Judiciário passa pela definição de métodos que legitimem sua atuação tanto como setor de referência no atendimento aos interessados quanto como órgão auxiliar de planejamento estratégico, de articulação entre setores para governança, de inteligência da informação, de consolidação e aumento do capital social (confiança dos servidores na instituição).

Na tarefa de transformar a informação em conhecimento, é preciso encontrar critérios objetivos para o tratamento eficiente e eficaz dos dados registrados. A definição de parâmetros que facilitem a compreensão e a interpretação desses dados, sob os aspectos estatístico e analítico, de modo a contribuir decisivamente para o aprimoramento do trabalho e para a gestão estratégica da instituição, é encarada pela Ouvidoria como desafio e, ao mesmo tempo, oportunidade.

Quando você interage com a Ouvidoria, inicia-se um procedimento com dois objetivos: o de comunicar ao Poder Judiciário o motivo da manifestação e o de informar a você as razões do setor responsável pela resposta.