Informes

Voltar Contadoria Judicial Estadual

No último dia 16 de agosto de 2021 completou-se duas semanas da implantação da Divisão de Contadoria Judicial Estadual, unidade integrada à Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau e destinada à equalização da distribuição de processos entre os Contadores Judicias do Poder Judiciário de Santa Catarina. 

Na véspera da implantação da contadoria estadual, no final do mês de julho do corrente ano, havia cerca de 50 (cinquenta) mil processos sob os cuidados das 117 (cento e dezessete) Contadorias dos Foros Judicias espalhados pelo estado. Este acervo praticamente dobrava a cada 7 (sete) meses. Duas semanas após a estadualização do serviço, o acervo está em aproximadamente 41 (quarenta e um) mil processos. Além de não crescer, o acervo sofreu uma significativa redução. 

De fato, este resultado foi obtido pelo alto comprometimento do qualificado corpo de Contadores Judiciais, devidamente valorizados por uma distribuição equânime da carga de trabalho. Os números positivos da primeira semana também refletem a estratégia adotada para o enfrentamento do acervo, que priorizou os processos mais antigos com custas pendentes, via de regra situações mais simples de resolução.  

A partir desta segunda semana de agosto a estratégia inclui também os processos em contadoria para Cálculos Judicias pela ordem de chegada, o que deverá reduzir a velocidade de vencimento do acervo. A redução gradual do montante de processos em contadoria até o seu completo saneamento deverá ocorrer no período aproximado de 12 meses, quando o conjunto de Contadores Judiciais passará a atender os processos encaminhados no mesmo mês.    

Após esse saneamento, a nova divisão poderá também atuar no segundo grau, bem como prestar apoio a outros serviços judiciários que demandam a expertise dos Contadores Judiciais. 

As duas primeiras semanas de atuação da nova unidade serviram também para ajustar procedimentos e corrigir alguns rumos. Após ouvir os chefes de cartório, advogados e partes, foram disponibilizados novos canais de contato para dúvidas e orientações relativas ao serviço de contadoria judicial: 

Telefone: (48) 3287.7996 

E-mail: dcje.apoio@tjsc.jus.br 

Outras dúvidas processuais, mesmo quando o processo estiver na Contadoria Judicial Estadual, poderão ser atendidas pela unidade judicial na qual tramita o processo, a qual poderá também fornecer as informações constantes nos autos e, quando solicitado, emitir as guias de custas disponibilizadas no sistema e os boletos para depósitos judiciais. 

Em verdade, as partes e advogados também podem obter as guias geradas pendentes e/ou emitir guias de pagamento, por meio deste endereço eletrônico, ou simplesmente apontando a câmera do seu celular para o QR Code abaixo: 

PARA CONSULTA DE CUSTAS PENDENTES