Informes

Voltar Atualização do Manual de Perguntas e Respostas do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões - FAQ BNMP

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) informa que foi atualizado o manual de Pergunas e Respostas do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões - FAQ BNMP.

Foi alterada a resposta da pergunta 68 conforme texto abaixo:

68. Gostaria de saber quais as regras referentes ao sigilo da peça e do processo após a expedição de mandado de prisão. Na apresentação presencial, lembro que foi comentado que os mandados de prisão estarão disponíveis para consulta pública no BNMP, então não faria sentido colocar sigilo no processo ou na peça no SAJ, correto? Quais a hipóteses de sigilo (apenas com decisão do magistrado?) e o que fazer para que o mandado não apareça na consulta pública?

Resposta: Os mandados de prisão são classificados de três formas distintas:

  • mandado aberto - Peça de processo com segredo de justiça e peça ou processo sem nenhum tipo de sigilo, que permite a consulta pública e visualização.
  • mandado restrito - Processos com sigilo externo e peças com sigilo externo, no qual só os Tribunais que acessam o BNMP 2.0 podem visualizar. Esse mandado não é disponível para consulta externa.
  • mandado sigiloso - Peças de processo com sigilo absoluto não ficam visíveis no portal do BNMP 2.0. No SAJ, segue a regra do sigilo absoluto.

 

VISUALIZAÇÃO DOS MANDANDOS DE PRISÃO NO BNMP 2.0
 

CLASSIFICAÇÃO NO BNMP 2.0

DESCRIÇÃO

VISÍVEL PARA QUEM?

TIPO DE SIGILO DO MANDADO NO CADASTRO (SAJ)

COMUNICA ROL CGJ

COMUNICA SISP

Mandado Aberto

 

Peça de processo com segredo de justiça e peça ou processo sem nenhum tipo de sigilo, que permite a consulta pública e visualização.

Consulta pública

Nenhum

Sim

Sim

Mandado Restrito

 

Processos com sigilo externo e peças com sigilo externo, no qual só os Tribunais que acessam o BNMP 2.0 podem visualizar. Esse mandado não é disponível para consulta externa.

Tribunais

Externo

Sim

Sim

Mandado Sigiloso

 

Peças de processo com sigilo absoluto não ficam visíveis no portal do BNMP 2.0. No SAJ, segue a regra do sigilo absoluto*.

Somente o usuário de criação.

 

 

Sigiloso

Não

Não

*Regra do sigilo absoluto no SAJ: O processo e as peças de processos marcados como "Sigilo Absoluto" são visíveis apenas para o magistrado da vara e para os usuários internos indicados pelo magistrado.

Acesse o menu Manuais para visualizar o conteúdo.