Implantação do processo eletrônico no 2º grau

A implantação do processo eletrônico de 2º Grau teve início nas Turmas Recursais.

O projeto foi conduzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, por intermédio da Divisão de Sistemas Judiciais, que trabalhou em conjunto com os servidores das 8 Turmas de Recursos do Estado de Santa Catarina para homologar a nova versão do SAJ/SG e viabilizar a sua instalação.

Essa etapa foi de suma importância e serviu de preparação para o grande desafio de implantar o novo sistema em todos os Órgãos Julgadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

A instalação do SAJ/SG nas Turmas de Recursos e na Turma de Uniformização foi concluída em 2015, permitindo o trâmite de processos eletrônicos dos Juizados Especiais oriundos do Primeiro Grau.

Iniciada em janeiro de 2016, a implantação da nova versão do SAJ/SG no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi dividida em quatro ciclos, agrupando as competências de Direito Criminal, Direito Público, Direito Civil e Direito Comercial.

Capacitação

Seguindo as diretrizes nacionais de informatização do Judiciário, bem como os termos do planejamento até então vigentes, o Tribunal de Justiça Catarinense se adaptou à capacitação em larga escala para a versão do SAJ que opera com processos eletrônicos, proporcionando treinamento para utilização da nova versão do sistema para todos os desembargadores, assessores de gabinetes, gestores e técnicos das diretorias vinculadas à Direção-Geral Judiciária.

Foram também investidos recursos para a aquisição de ferramentas de capacitação à distância, com direito aos códigos-fonte e conteúdos relacionados ao sistema SAJ, que permitem a utilização e desenvolvimento pela equipe técnica do Tribunal de Justiça em qualquer momento que sua aplicação se mostre eficaz.

Os cursos estão sendo adaptados aos processos internos do Poder Judiciário Catarinense. As capacitações de novos servidores e magistrados, bem como outros treinamentos para categorias específicas, poderão dispor de conteúdos online relacionados à utilização da solução SAJ.

Outras informações

Ver também