O que é o SEI?

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema informatizado de gestão de processos e documentos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente ao Poder Judiciário de Santa Catarina por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado em outubro de 2018.

Em abril de 2019, todo o Poder Judiciário de Santa Catarina já utilizava o SEI para tramitação de processos administrativos. Antes da implantação definitiva do sistema, foram realizadas experiências piloto com diversos setores para que fosse possível replicar os conhecimentos adquiridos. Também foi uma oportunidade de conhecer melhor o sistema e repensar as rotinas administrativas conforme as funcionalidades disponíveis.

Um passo importante nessa trajetória, foi a migração de todo o acervo de processos administrativos eletrônicos dos sistemas SPA e SAJ-CGJ para o SEI, cujos estudos foram iniciados imediatamente após a implantação do sistema. Tal iniciativa possibilitou a desativação dos sistemas legados e a concentração de todos os processos administrativos eletrônicos numa única plataforma digital.