Informes

Voltar Diretoria de Tecnologia da Informação conclui o mapeamento de suas competências

No mês de novembro, foi concluído o mapeamento de competências de 27 funções exercidas nas unidades da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). O projeto, realizado em parceria com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), marca a retomada e a priorização de ações relacionadas à implantação da Gestão de Pessoas por Competências no Poder Judiciário catarinense.

O mapeamento identifica as competências necessárias para o exercício de cada função com a finalidade de gerar subsídios para a estruturação de atividades que contribuam para o desenvolvimento dos colaboradores. A metodologia utilizada neste projeto foi adaptada, em razão do contexto gerado pela Covid-19, para possibilitar sua aplicação em trabalho não presencial.

Ao final do projeto, os gestores da DTI foram convidados a avaliar a metodologia e os resultados do projeto, sendo que 100% dos respondentes afirmaram que o mapeamento de competências contribuiu ou pode contribuir para a gestão de sua equipe. A mesma totalidade ainda afirmou que os avanços na Gestão de Pessoas por Competências serão importantes para os servidores e para a instituição.

Dentre outras, os servidores da DTI apresentaram as seguintes considerações sobre o projeto:

A própria reunião de mapeamento já ajudou a pensar aspectos da unidade. O trabalho com certeza vai ajudar bastante em futuros projetos.

A Gestão por Competências será importante para os servidores, é muito importante atuar com base na meritocracia, especialmente com um acordo de trabalho claro e objetivo, no qual cada pessoa sabe o que se espera dela.

A Gestão por Competências será importante para a instituição, pois irá aumentar a produtividade, colocando as pessoas certas no lugar certo, atuando de modo mais realizado.

As contribuições trazidas nesta avaliação permitirão o aperfeiçoamento da metodologia para aplicação em outras unidades já no primeiro semestre de 2021.

A descrição de cada função mapeada já está disponível em nosso Portal.