Informes

Voltar Finalizada 1ª edição de projeto com foco no desenvolvimento de gestores

No dia dois de dezembro aconteceu o último encontro do programa Conexão de Gestores, uma dentre diversas ações realizadas, no ano de 2019, pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Gestão de Pessoas, com foco no desenvolvimento de competências gerenciais na instituição.

Durante o programa, conduzido por profissionais da Seção Psicossocial Organizacional, foi oferecido espaço para a troca de experiências entre gestores, possibilitando aprender uns com os outros a desenvolver habilidades e atitudes relacionadas à gestão de pessoas e processos de trabalho.

Os oito encontros aconteceram na Academia Judicial, entre os meses de agosto e dezembro de 2019, e contaram com a participação de 14 gestores de comarcas da região da Grande Florianópolis e unidades administrativas do Tribunal de Justiça.

Nas reuniões, os gestores puderam expor, refletir e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas cotidianamente na gestão de suas equipes, desenvolver a capacidade de identificar suas competências e limitações nas práticas de gestão e aprimorar suas habilidades emocionais para atuar na gestão de indivíduos e grupos. Nas palavras de um dos participantes, "Compartilhar experiências e "descobrir" que outros gestores passam por dificuldades semelhantes, no papel de gestor, nos ajuda a refletir sobre nossas atitudes e buscar melhores caminhos para enfrentar os desafios da função".

Na avaliação, os gestores manifestaram que o programa atendeu suas expectativas, por ter favorecido o desenvolvimento de novos conhecimentos, percepções, habilidades ou atitudes.

Nesse sentido, trouxeram depoimentos como: "Projeto inovador e alinhado às modernas técnicas de gestão", "Sinto-me lisonjeada em poder fazer parte deste projeto piloto, o qual tem muito a contribuir para o desenvolvimento da gestão do Judiciário".

E ainda: "Numa visão geral, percebi que os problemas são similares, independentemente de a gestão ser "amiga" ou possuir uma postura mais "crítica". Fiquei com a certeza de que os gestores precisam ser mais ouvidos e acompanhados, como ocorreu neste projeto".

Considerando a avaliação positiva do projeto, pretende-se propor sua continuidade a fim de disponibilizar esta oportunidade a mais gestores do Poder Judiciário de Santa Catarina.