Informes

Voltar Implantação do módulo de Gestão de Pessoas do ERP

No dia 18 de agosto acontecerá a implantação (virada de chave) da primeira etapa do módulo Gestão de Pessoas (ADMRH) do ERP.

Esta grande conquista do Tribunal de Justiça de Santa Catarina proporcionará maior agilidade nos procedimentos, integração interna e com outros entes públicos, incremento nos controles internos e transparência. Ainda possibilitará a melhoria de serviços disponibilizados, a revisão das atribuições dos setores, realocações de equipes e o incremento do foco da tecnologia da informação na área judicial.

É um momento de grande importância, responsabilidade e complexidade no que se refere ao tratamento dos dados pessoais de todos que atuam na instituição. Por esse motivo, uma série de medidas foram tomadas para auxiliar nesta transição, todas previstas na Instrução Normativa n. 2/2022.

Para auxiliar sua compreensão sobre as mudanças que serão implementadas, destacamos alguns pontos importantes.

A ficha funcional vai mudar

A ficha funcional do ERP é totalmente diferente da ficha fornecida pelo atual sistema. É possível que você leve algum tempo para se acostumar com ela. Mas não se preocupe! A ficha do sistema atual permanecerá disponível no Acesso Restrito, onde sempre esteve, com todas as informações anteriores à virada de chave.

Caso suspeite de alguma inconsistência na ficha funcional do ERP, primeiro procure verificar, se necessário com seu gestor, se a informação está sendo apresentada de uma nova forma. Se concluir que há divergência ou falta de informação, você poderá abrir chamado na Central de Serviços solicitando a correção da inconsistência, a qualquer tempo e sem prescrição.

Os registros ficarão temporariamente suspensos

Entre os dias 9 e 17 de agosto, nada poderá ser registrado nos sistemas, mas isso não impede usufruto ou concessão de benefícios, que nesse período deverão ocorrer sob controle e autorização do gestor da unidade. Esses registros serão incluídos no sistema a partir do dia 18.

Necessidade de atualização cadastral

Como os sistemas possuem linguagens muito diferentes, algumas informações do cadastro de dados básicos não puderam ser migradas. Então, a partir de 18-8-2022, todos os servidores deverão entrar no novo Acesso restrito do Portal do Servidor e atualizar as suas informações funcionais. Em breve será enviado um comunicado explicando esse procedimento de forma detalhada.

Horário Especial

Quem tem pedido de horário especial, com ou sem redução de carga horária, necessitará informar novamente o seu horário de trabalho atual no novo Acesso restrito, pois não foi possível realizar a migração destas informações.

Banco de horas

Todos os saldos de banco de horas foram unificados e não haverá mais diferença entre eles. Os chefes de secretaria de comarcas que ainda têm servidores com saldos de banco de horas adquirido anteriormente à Resolução GP n. 6/2013 deverão providenciar a averbação desse saldo nas fichas funcionais. Em breve, a Diretoria de Gestão de Pessoas orientará sobre como realizar estas averbações.

Não haverá cientificação dos registros funcionais

Não serão mais enviadas correspondências eletrônicas para cientificações dos registros em ficha funcional. Tudo o que for solicitado pelo novo “Acesso restrito” do Portal do Servidor será notificado diretamente pelo sistema, sempre que você fizer login. As ocorrências funcionais decorrentes de processos administrativos terão suas cientificações realizadas de acordo com os trâmites de cada unidade responsável.

As equipes envolvidas na implantação do ERP têm se dedicado diuturnamente para que a troca de sistemas aconteça da forma mais segura e simples possível. Os desafios são grandes e é possível prever que inconsistências ocorrerão. Nesse sentido, todas as diretorias envolvidas no projeto estão comprometidas em atuar de forma eficaz na resolução de problemas.

Contamos com a compreensão e colaboração de todos para que este processo de mudança alcance oi sucesso esperado.