Informes

Voltar Programa Integra aproxima colaboradores PCD's do PJSC

Com o objetivo contribuir para a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs), bem como acolher e promover melhores condições laborais aos seus olaboradores, o Poder Judiciário de Santa Catarina instituiu, no ano de 2019, o Programa Integra que, para o alcance de seus objetivos, conta com uma equipe multidisciplinar com representantes de várias unidades administrativas e servidores PCD's do 1º e 2º graus de jurisdição.

Uma das primeiras ações implementadas pelo programa foi a realização de entrevista biopsicossocial com os novos servidores PCD's, buscando receber de forma humanizada as pessoas com deficiência que ingressam na organização. Ainda, a equipe do Programa Integra tornou o site institucional mais acessível e criou um espaço específico para o programa dentro do Portal do Servidor.

Atentos à importância de maior aproximação, apoio, cuidado e novas atuações, a Seção Psicossocial Organizacional da Diretoria de Gestão de Pessoas, em parceria com a Seção de Ergonomia da Diretoria de Saúde, está expandindo a atuação do Programa Integra, visando aproximar e conhecer, ainda que virtualmente, os colaboradores PCD's do Judiciário catarinense.

Tendo em vista o cuidado e atenção que serão ofertadas a cada colaborador com deficiência, esta ação contemplará uma região do Estado por vez, até que todos os colaboradores possam ser contatados e suas respostas acolhidas e cuidadas pela equipe. 

O contato será realizado por e-mail onde será disponibilizado o acesso a um questionário psicossocial e ergonômico. Para os colaboradores que tiverem interesse, será oportunizada uma conversa virtual com as profissionais da equipe multidisciplinar. A participação dos colaboradores PCD's contribuirá com o movimento de aproximação com a equipe do Programa Integra, bem como proporcionará ao PJSC ainda mais inclusão e acessíbilidade.