Informes

Voltar Programa Olhares - 8ª edição

O Programa Olhares, que revela talentos do Judiciário Catarinense, alcança neste ano sua 8ª edição. A previsão da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) é de que as inscrições sejam abertas no próximo dia 12 de abril. Em rápido balanço sobre suas atividades, que buscam a  valorização de magistrados, servidores e estagiários do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Programa Olhares - Revelando Talentos do Judiciário de SC já divulgou talentos de 217 participantes ao longo de sete edições. Lançado em 2015, o objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento da criatividade e reconhecer aptidões artísticas, de forma favorecer a construção de um ambiente de inovação organizacional. 

Os colaboradores participam anualmente através do envio de trabalhos que incluem fotografias, poesias e mensagens referentes a temas previstos no regulamento de cada edição. Até hoje, o Programa Olhares já recebeu 705 trabalhos. Temas como Acessibilidade e Inclusão, Aposentadoria, Bem-Estar no Trabalho, Dia do Servidor, Família, Meio Ambiente, Pontos Turísticos e Regiões do Estado de Santa Catarina já inspiraram os colaboradores a revelar os seus talentos para a Instituição. 

Na edição do Programa realizada em 2020, a DGP inovou, ao acrescentar o tema Olhares sobre a quarentena. A iniciativa buscou trazer um momento de reflexão e estimular os participantes a apresentarem novos olhares construídos com base em percepções sobre o período de isolamento social e home office decorrente da Covid-19.

A cada ano, o programa tem conquistado mais participantes. A 1ª e 2ª edições realizadas em 2015 contaram com a participação de 20 colaboradores. Em 2020 este número praticamente triplicou, ao chegar a 67. As fotografias estão em primeiro lugar no ranking das publicações, tanto que dos 705 trabalhos enviados para o Programa, 626 consistem em imagens e, 79, em mensagens e poesias de autoria de magistrados, servidores e estagiários.

Um dos nossos objetivos neste Programa é ampliar o número de inscritos a cada edição, e isso vem sendo observado ao longo desses seis anos. Assim, para incentivar os participantes contumazes e convidar novos colaboradores a se inscrever, os temas da 8ª edição foram atualizados e estão muito atrativos. Certamente teremos novos talentos revelados em 2021!, afirma com entusiasmo Juliana Dias Silva, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, unidade da Diretoria de Gestão de Pessoas encarregada pela organização do programa.

As fotografias e os textos que cumprem os critérios previstos no regulamento são divulgados na versão digital da Revista Olhares e fazem parte de uma exposição virtual disponível a todos do Judiciário Catarinense. Para valorizar os colaboradores participantes e ampliar a divulgação de seus talentos, os trabalhos são inseridos no banco de imagens e mensagens da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas, para fins de composição de materiais gráficos, bem como atendimento de outros projetos e demandas provenientes da Presidência deste Tribunal, do Núcleo de Comunicação Institucional e da Diretoria de Gestão de Pessoas. 

As revistas das edições anteriores, vídeos, relatórios e demais informações estão disponíveis na página do Programa Olhares no portal institucional.