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Voltar Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do PJSC 2021

Entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2021 foi realizada a Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

Participaram da pesquisa 3.093 colaboradores dentre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as Comarcas do Estado. A pesquisa apurou o índice de 79,33% que reflete o grau de satisfação dos colaboradores.

O resultado em 2021 mantém o maior patamar já alcançado, já que em 2020 a satisfação medida foi de 79,48%, refletindo os investimentos realizados, na gestão do biênio 2020/2021, na melhoria do clima organizacional no PJSC. O gráfico abaixo apresenta o comparativo dos índices gerais de satisfação apurados desde o ano de 2014, quando a atual metodologia passou a ser utilizada.


Os percentuais de satisfação de cada fator pesquisado seguem na tabela abaixo.


Os comparativos abaixo demonstram os fatores com maior índice de satisfação e as oportunidades de melhoria, compostas pelas questões que apresentaram os menores índices, que exigirão maior atenção da Instituição. 


Diante do contexto atípico vivenciado neste ano de 2021 em decorrência da pandemia da Covid-19, assim como em 2020, a pesquisa foi ampliada e contou com novas questões que buscaram identificar a satisfação dos colaboradores em relação ao papel desempenhado pela instituição diante das dificuldades que se apresentaram. Tais indicadores não foram computados no cálculo geral do índice de satisfação, com o intuito de se manter a série histórica para análise comparativa. Os resultados dessas questões foram:


Também foram apresentadas questões relacionadas à satisfação dos colaboradores com sua saúde física, emocional e sua qualidade de vida. Os resultados apurados seguem nos quadros abaixo:


Ainda nesse contexto, 86,23% dos respondentes afirmaram que o trabalho contribui muito ou totalmente para suas condições de saúde física, emocional e de qualidade de vida.


Os colaboradores também foram questionados sobre qual seria a modalidade de trabalho de sua preferência, em um cenário de ‘normalidade’ (pós pandemia), sendo que 79,57% preferem alguma das modalidades de trabalho não presencial:

A Pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados compõem indicadores do mapa estratégico institucional e são importantes fontes de informação para a concepção e priorização de projetos com foco na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho.

A partir de janeiro de 2022, o relatório da análise dos resultados será compartilhado com as unidades responsáveis, para proposição e priorização de ações de melhoria, e disponibilizado na página eletrônica da pesquisa.

Agradecemos a participação de todos!

Diretoria de Gestão de Pessoas
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas
Seção de Acompanhamento de Pessoas