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Voltar Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores

Entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2022 foi realizada a Pesquisa de Satisfação dos Colaboradores do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC).

Participaram da pesquisa 2.545 colaboradores dentre magistrados, servidores e estagiários do Tribunal de Justiça e de todas as Comarcas do Estado. A pesquisa apurou o índice de 79,99%, o maior da série histórica da pesquisa.

O resultado em 2022 mantém o maior patamar já alcançado, acompanhando os resultados de 2020 e 2021, refletindo os investimentos constantes realizados com foco na saúde, qualidade de vida e na melhoria do clima organizacional no PJSC. O gráfico abaixo apresenta o comparativo dos índices gerais de satisfação apurados desde o ano de 2015, quando a atual metodologia passou a ser utilizada.

Os percentuais de satisfação de cada fator pesquisado seguem na tabela abaixo.

Satisfação em relação: Índice
À disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. 64,37%
Às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. 51,98%
À compreensão da missão e visão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). 79,09%
Ao atendimento que recebe de outras áreas do PJSC. 82,76%
À comunicação institucional no PJSC. 82,25%
À clareza dos seus direitos e obrigações. 81,43%
À adoção, em seu ambiente de trabalho, das medidas de sustentabilidade disponibilizadas pelo PJSC. 81,14%
À qualidade do serviço prestado pelo PJSC à sociedade. 79,31%
Às condições de segurança oferecidas no ambiente de trabalho. 82,82%
Às condições físicas de trabalho oferecidas. 78,74%
Às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. 72,09%
Aos sistemas informatizados disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. 78,94%
Aos equipamentos e materiais disponibilizados para o desenvolvimento do trabalho. 76,97%
À política de benefícios do PJSC. 71,92%
À proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. 73,67%
Ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. 68,64%
À distribuição das tarefas entre os integrantes de sua equipe. 81,77%
À cooperação entre os integrantes de sua equipe para a realização das atividades. 85,72%
Ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. 91,28%
À sua realização profissional pelo trabalho desempenhado no PJSC. 82,71%
Ao seu comprometimento com o PJSC. 93,99%
À comunicação com seu superior hierárquico. 90,30%
À orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. 87,43%
À contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente. 87,65%
À possibilidade de participação da equipe na definição dos objetivos e métodos de trabalho. 85,07%
À valorização de seu trabalho por parte de seu superior hierárquico. 87,21%
À valorização de seu trabalho pela sua equipe. 88,05%
Às oportunidades oferecidas com base na competência profissional demonstrada. 75,61%
ÍNDICE GERAL DE SATISFAÇÃO      79,99%

Os comparativos abaixo demonstram os fatores com maior índice de satisfação e as oportunidades de melhoria, compostas pelas questões que apresentaram os menores índices, que exigirão maior atenção da Instituição.  

6 melhores indicadores da pesquisa  - Satisfação em relação: Índice
Ao seu comprometimento com o PJSC. 93,99%
Ao tratamento que você recebe de seus colegas de equipe no ambiente de trabalho. 91,28%
À comunicação com seu superior hierárquico. 90,30%
À valorização de seu trabalho pela sua equipe. 88,05%
À contribuição de seu superior hierárquico para que o trabalho da equipe seja realizado de forma mais eficiente. 87,65%
À orientação, por parte de seu superior hierárquico, quanto a aspectos que podem melhorar seu desempenho profissional. 87,43%

 

6 piores indicadores da pesquisa - Satisfação em relação: Índice
Às oportunidades de promoção em seu cargo efetivo. 51,98%
À disponibilização de treinamentos necessários ao desenvolvimento de seu trabalho. 64,37%
Ao número de colaboradores para o desempenho das tarefas em seu setor. 68,64%
Ao plano de saúde disponibilizado pelo PJSC. 71,92%
Às ações preventivas de saúde oferecidas pelo PJSC. 72,09%
À proporcionalidade entre a remuneração recebida e o trabalho desempenhado por você. 73,67%


Neste ano, também foram apresentadas questões relacionadas à satisfação dos colaboradores com a saúde física, emocional e qualidade de vida. Tais indicadores não foram computados no cálculo geral do índice de satisfação, com o intuito de se manter a série histórica para análise comparativa. Os resultados seguem nos quadros abaixo:

Questão Satisfação em relação: Índice
Saúde Física 1 À qualidade de sua alimentação 75,00%
Saúde Física 2 À qualidade do sono 72,00%
Saúde Física 3 Às práticas de atividade física realizadas por você 62,68%
Saúde Física 4 Ao seu peso corporal 67,81%
  Média Saúde Física 69,37%
Saúde Emocional 1 Ao seu entusiasmo e motivação 70,26%
Saúde Emocional 2 À sua vitalidade e energia 69,75%
Saúde Emocional 3 À sua paciência e tolerância 73,90%
Saúde Emocional 4 À sua capacidade de concentração e atenção 75,35%
  Média Saúde Emocional 72,31%
Qualidade de Vida 1 Aos seus relacionamentos familiares 83,30%
Qualidade de Vida 2 Às suas amizades 80,90%
Qualidade de Vida 3 Aos seus momentos de lazer 73,49%
Qualidade de Vida 4 À utilização de seu tempo livre 69,77%
Qualidade de Vida 5 Às suas finanças pessoais 71,83%
  Média Qualidade de Vida 75,86%
  Média aspectos de Saúde e Qualidade de Vida 72,51%

A Pesquisa tem como objetivo medir a satisfação dos colaboradores no que tange a componentes estruturais, organizacionais e comportamentais presentes no ambiente de trabalho. Seus resultados compõem indicadores do mapa estratégico institucional e são importantes fontes de informação para a concepção e priorização de projetos com foco na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida no trabalho.

A partir de janeiro de 2023, assim como nos anos anteriores, o relatório da análise dos resultados será compartilhado com as unidades responsáveis, para proposição e priorização de ações de melhoria, e disponibilizado na página eletrônica da pesquisa.

Agradecemos a participação de todos!

Diretoria de Gestão de Pessoas 
Divisão de Desenvolvimento de Pessoas