Informes

Voltar Rodas de Apoio Virtuais fortalecem as relações interpessoais no TJSC

As Rodas de Apoio Virtuais, ação desenvolvida com o objetivo de oferecer momentos de diálogo e escuta empática sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano de trabalho, no contexto da pandemia da Covid-19, chega ao seu quinto mês de atividades se consolidando como um canal de acolhimento aos servidores do PJSC.

Conduzidas pela Seção Psicossocial Organizacional da Diretoria de Gestão de Pessoas, as Rodas favorecem o fortalecimento das relações interpessoais e a qualidade de vida no trabalho.

Neste período, foram oferecidas cinco edições que resultaram em 39 Rodas de Apoio, com a participação de 103 servidores. Dentre estes, tivemos:

  • 81 servidores de comarcas e 22 lotados no Tribunal de Justiça;
  • 83 mulheres, das quais 37 mães;
  • 20 homens, dos quais 14 pais;
  • 15 pessoas que residem sozinhas;
  • 24 servidores que residem com familiares idosos;
  • 2 PcD¿s (pessoas com deficiência); e
  • 37 gestores.

Cada encontro conta com a participação de até quatro servidores e é conduzido por um psicólogo organizacional. Os grupos são formados, sempre que possível, com base em semelhanças dos perfis dos interessados, como por exemplo: servidoras com filhos pequenos, servidores que moram sozinhos, gestores, entre outras. Apesar do ponto em comum, cada participante traz sua individualidade e a variedade de experiências e visões de mundo enriquecem o encontro e contribuem com o aprendizado colaborativo e o apoio social.

Na avaliação, cerca de 90% dos participantes afirmaram que a Roda proporcionou calma, tranquilidade, leveza, alívio, apoio e sentimentos de pertencimento e de ser cuidado. Ainda, cerca de 80% se sentiram mais confiantes, com maior coragem para lidar com o momento, e tiveram os níveis de ansiedade ou medo reduzidos.

Estes resultados se refletem em depoimentos dos participantes, demonstrando que as Rodas de Apoio Virtuais vêm alcançando seus objetivos.

"Fiquei muito bem impressionada com o fato do Tribunal ter esse cuidado com os seus servidores, com suas necessidades e seu bem-estar. Fico grata pela oportunidade de ter participado."

"Trabalho excelente, inovador que vai ao encontro da humanização do Poder Judiciário."

"Me senti acolhida na minha fala e esse acolhimento me proporcionou alívio das emoções, organização mental e também trouxe esperança de que tudo ficará bem; que vamos passar juntos por essa situação."

"Eu amei a Roda de Apoio, participei por indicação de uma colega, mas meio desconfiada e foi maravilhoso expansivo inovador e muito reconfortante."

"Acho muito necessário um espaço como este para os servidores, pois o Home Office por essência é feito de forma solitária, sem que exista troca de experiências entre os colegas. E as vezes a sua frustração é a mesma que a do outro, ou o problema do outro, sendo diferente do seu, o faz enxergar o seu problema de outra forma, possibilitando encontrar formas de amenizar a situação. O ideal seria que cada setor se organizasse e realizasse encontros por videoconferência periodicamente, para que os colegas interajam uns com os outros, sem que seja a pauta diretamente relacionada aos assuntos do trabalho, mas, em relação à vivência de cada um nesse período."

Para saber como participar fique atento às divulgações realizadas por e-mail e no Portal do Servidor.