Informes

Voltar Servidores do Judiciário catarinense qualificados para oferecer suporte em situações de perdas e luto

No início do mês de junho, seis servidores da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas e uma servidora da Vara da Família, Infância e Juventude da Capital concluíram o curso "Lidando com Perdas", realizado pela Academia Judicial e conduzido pela Psicóloga Anita Bacellar. Com carga-horária de 80 horas, o curso teve como finalidade o estudo da teoria e das implicações da vivência do luto no contexto das organizações.

O luto é o processo de adaptação vivenciado quando ocorrem perdas, separações ou rupturas naturais (como é o caso da morte) ou decorrentes de situações contingenciais (como por exemplo, a exoneração de um cargo).

Lidar com perdas faz parte do desenvolvimento humano. Ao longo da existência, as pessoas se deparam várias vezes com experiências de perdas causadas por separação, mudanças e morte. Contudo, cada perda implica em um sofrimento que precisa ser assimilado e superado, o que ocorre a partir de um processo de Luto. É essencial passar por esse processo, uma vez que por meio dessa vivência, a pessoa se torna capaz de se despedir daquilo que perdeu, e consegue, apesar da ausência definitiva de algo ou alguém importante, reconstruir e reorganizar sua identidade. Quando o processo de luto é concluído, gera transformação e ressignificação da relação com o que foi perdido.

Segundo a avaliação dos participantes "o tema estudado tem alcance teórico e vivencial que propicia aplicá-lo no cotidiano laboral". Além de contribuir para o desenvolvimento da equipe, proporcionou a oportunidade de desenvolvimento de uma proposta de projeto, apresentada como atividade de conclusão do curso.

A aplicação dos conhecimentos adquiridos possibilitará oferecer aos servidores espaço apropriado para elaboração de suas perdas, além de qualificar os serviços que já são prestados aos servidores e gestores.