Informes

Voltar Servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina participam do 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão

Nos dias 19 e 20 de setembro, foi realizado, no Superior Tribunal de Justiça - Brasília, o 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão (ENAI), que contou com a participação dos servidores Marcelo Dias e Silva, da Diretoria de Gestão de Pessoas, Itacir Carlos Fabris, da Diretoria de Tecnologia da Informação, Débora Carolina Piazza e Rafael Linsmeyer, da Diretoria de Engenharia e Arquitetura.

Os servidores fazem parte da equipe do projeto INTEGRA (SEI n. 0018634-44.2019.8.24.0710) que tem por objetivo promover acessibilidade, inclusão e integração aos colaboradores com deficiência no Poder Judiciário Catarinense, visando reduzir as barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nas comunicações, tecnológicas e atitudinais

Os ministros do STJ Humberto Martins, Corregedor Nacional de Justiça, Sérgio Kukina e a ministra Nancy Andrighi, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ, participaram da cerimônia de abertura.

As palestras do evento disseminaram práticas relacionadas ao tema de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, compartilhando os desafios e oportunidades para a implementação das legislações, principalmente em referência a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

O evento teve participação de palestrantes de diversos órgãos públicos, em destaques, ministros do judiciário, magistrados, procuradores de justiça, entre outras autoridades envolvidas em ações de acessibilidade e inclusão em suas instituições.

Ainda, foi divulgado e compartilhado o guia "Como construir um ambiente acessível nas organizações públicas", desenvolvido pela Rede de Acessibilidade na Administração Pública, o qual será utilizado como orientador para o desenvolvimento de novas ações no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.