Corregedoria-Geral da Justiça

Como você já sabe, a justiça de primeiro grau é a atividade judicial exercida pelas(os) juízas(es) estaduais nas comarcas. Para que uma demanda judicial seja analisada e decidida pela(o) juíza/juiz, existem vários procedimentos administrativos que devem ser seguidos nos fóruns, os quais são denominados serviços judiciários.

Para fiscalizar, orientar e controlar os serviços judiciários prestados pelas unidades que compõem a justiça de primeiro grau, existe um órgão específico, a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), cuja gestão é exercida por desembargador(a) investido(a) no cargo de corregedor-geral da Justiça e possui em seu corpo funcional servidoras(es) efetivas(os) [analistas jurídicas(os), analistas de sistemas, técnicas(os) judiciárias(os), assistentes sociais) e servidoras(es) ocupantes de cargo em comissão.

No exercício de suas atividades, a Corregedoria conta também com o auxílio de 5 (cinco) juízas(es)-corregedores, indicadas(os) pelo(a) respectivo(a) corregedor(a)-geral e designadas(os) pela(o) presidente do Tribunal de Justiça.

Por meio de campanhas institucionais, projetos e programas realizados pela CGJ é possível notar diferença, ao longo dos anos, na efetividade da prestação jurisdicional. A atuação desse órgão se mostra valiosa e indispensável na busca permanente do aprimoramento dos serviços prestados pelas unidades judiciárias de primeiro grau à(ao) cidadã(o). Quer saber mais? Acesse o link abaixo para ter acesso às informações que a CGJ disponibiliza em seu portal.

Além de atuar no âmbito judicial, a Corregedoria-Geral da Justiça também é órgão de orientação, controle e fiscalização dos cartórios extrajudiciais notariais e registrais em todo o Estado de Santa Catarina. Nesse caso, é representado por desembargador(a) investido(a) na função de corregedor(a)-geral do foro extrajudicial. Para mais informações sobre esse tipo de atuação, acesse:

Se você deseja compreender melhor quais as atribuições de cada um dos setores que compõem a estrutura organizacional da Corregedoria, fique à vontade para continuar a leitura por meio do seu Regimento Interno.

Antes de prosseguir, consulte a cartilha desenvolvida com informações sobre os atos normativos da CGJ.

Quer entrar em contato com a Corregedoria para atendimento, sanar alguma dúvida ou encaminhar sugestões? É fácil! Basta acessar a página do link abaixo:

Já os telefones e e-mails para contato se encontram na página do Tribunal de Justiça, em:

Para visualizar a programação desta etapa do Programa, selecione o item correspondente no menu do canto esquerdo da página. 

Após concluir a leitura desta página e de seus direcionamentos, siga para o próximo conteúdo do Programa.